TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme: O Diabo Veste Prada

Pesquisas Acadêmicas: Análise Do Filme: O Diabo Veste Prada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  2.983 Visualizações

Página 1 de 8

O filme começa mostrando a trajetória das três funcionárias para chegar ao trabalho.

As diferenças de classes sociais e estilo (estética) que mais tarde influenciara nas relações do trabalho. A empresa Runway de grande porte no mundo da moda é uma das empresas mais disputadas do mercado. Sua equipe de trabalho se caracteriza como uma equipe não democrática hierarquicamente “eu mando você obedece”.

Uma equipe grande sem integração, pessoas seletivas, uma querendo ser melhor do que a outra.

Miranda - A líder do grupo, centralizadora, que delegava tarefas conforme as competências de cada um. Apesar de submeter os colaboradores a tarefas “impossíveis”, ela testava as pessoas a fim de conhecer o perfil de cada um, o que poderia extrair de cada pessoa. Exigente, queria sempre o melhor de tudo e de todos. Só trabalha na runway quem agrada Miranda.

Emily – 1ª secretária de Miranda, muito competente, dava a sua vida pela runway. Porém fazia todos os dias às mesmas coisas perfeitamente como Miranda gostava; sem nenhuma inovação para si e para a empresa. Não havia trabalho em equipe com Emily, ela dificultava e não ensinava as pessoas contratadas.

Andréia– 2ª secretária de Miranda recebia ordens de Emily. Uma jornalista recém formada que buscava oportunidades de trabalho em sua área. Conseguiu a oportunidade de trabalhar na maior revista de moda, mas seu estilo de vida era muito diferente deste mundo. Aos poucos foi tentando conquistar seu espaço na equipe de trabalho e chamar a atenção de Miranda para suas competências.

O estilista tem papel importante no crescimento de Andréia, uma pessoa que trabalha pensando nos ideais da moda e no seu lugar de líder, dono do seu próprio negócio.

Trabalha em equipe na medida em que seus interesses vão se concretizando.

Nas organizações o líder é o responsável pelo clima da empresa e pelo seu sucesso e fracasso. Miranda era uma líder ocupando um lugar privilegiado, e de muito poder, geralmente ocupado por homens. Tinha uma visão ampla e por isso selecionava somente os mais capacitados para trabalhar a seu lado, mas o seu esquema de liderança causava uma competição não muito sadia entre a equipe de trabalho. Por um lado ela extraia o potencial de cada um, por outro os colocava em conflito com a própria personalidade. Andréia mudou o estilo de se vestir e abandonou sua maneira de viver para atingir o padrão adequado. No mundo do trabalho os melhores profissionais são aqueles que buscam o conhecimento do que o cerca.

Sempre atenta procurou se auto gerenciar e se adaptar as tarefas que lhe eram impostas. Tentando manter um bom relacionamento com as pessoas que ia conhecendo, dentro das empresas chamamos de um funcionário resiliente, capaz de se adaptar as diversas situações no ambiente de trabalho. Mas neste caminho a ser percorrido existe as escolhas que cada um faz para si, o que envolve a ética no trabalho. Andréia deixou de ser ética quando teve que fazer a escolha de ir no lugar de Emily para Las Vegas. Mas não deixou de ser quando tentou contar a Miranda que queriam substituí-la na presidência da runway . Porém quando questionou sobre os acontecidos no mundo da moda, Miranda apontou suas qualidades enquanto colaboradora e suas atitudes para chegar ate ali.O que fez com que Andréia pensasse em seus verdadeiros valores, tomando a atitude de abandonar tudo que conseguiu. Podemos aprender o trabalho, podemos nos adequar ao ambiente, mas nossos valores enquanto profissional ninguém mudara, as escolhas feitas dependem dos nossos objetivos.Poderiam ser usados como estratégia para melhoria das condições do trabalho em equipe alguns treinamentos envolvendo o perfil empreendedor,com se relacionar com as pessoas ,enfim treinamentos e dinâmicas que permitissem o contato do grupo de trabalho e promovesse a integração dos mesmos.

CLIMA ORGANIZACIONAL

As percepções e os sentimentos em relação à realidade objetiva da organização podem ser classificados em categorias como a satisfação, insatisfação e indiferença. Todos os componentes da organização afetam as percepções e os sentimentos. Desde a localização física até os objetivos, passando pelos salários, refeitórios, condições de trabalho, limpeza, programas de incentivos, benefícios e integração com os colegas, tudo afeta a forma como as pessoas se sentem em relação à organização.

O produto dos sentimentos chama-se clima organizacional. Em essência, o clima é uma medida de como as pessoas se sentem em relação à organização e a seus administradores. Se o clima favorece o diálogo, haverá uma maior proximidade dos subordinados com a chefia, caso

seja um clima de insegurança, como na Runway, haverá um distanciamento no relacionamento do subordinado com a chefia e consequentemente dos objetivos da organização.

Segundo Reinaldo Dias (2003, p.77) “o clima organizacional está diretamente relacionado com o grau de satisfação, expectativas e necessidades dos integrantes de uma organização”.

Os fatores que condicionam o clima organizacional são: tamanho e configuração da estrutura organizacional, padrões de liderança, redes de comunicação, objetivos organizacionais e os processos de tomada de decisão.

a ) Tamanho e configuração da estrutura organizacional: No filme, a revista Runway é uma organização de grande porte com atuação no mundo da moda e uma das empresas em destaque e mais forte do mercado. Faz parte de uma indústria multimilionária e localiza-se em um dos endereços mais caros da cidade de Nova York.

A empresa estrutura recursos para alcançar efetivamente sua missão, ou seja, possui instalações, recursos e benefícios tais como: telefones, computadores, celulares, carros particulares para transporte e viagens relacionadas ao mercado da moda.

No filme, Andrea e Miranda vão ao maior evento do ano, Paris a cidade da moda, o que altera o comportamento de Emily (1ª secretária/assistente de Miranda) que se sente injustiçada e traída pela colega de trabalho, já que buscava fazer suas atividades com perfeição e até dieta para poder participar do grande evento. Por outro lado, Andrea se sente motivada e satisfeita no trabalho ao ser designada para a viagem. O sentimento gerado

é a de competitividade entre os colegas que buscam incessantemente mostrar um grande desempenho.

A revista organiza o trabalho e os funcionários em unidades distintas responsáveis pela disponibilização de produtos ou serviços específicos, por exemplo, restaurante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com