TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa do texto: “Desenvolvimento da Brincadeira e Linguagem em Bebês de 20 meses”

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Análise comparativa do texto: “Desenvolvimento da Brincadeira e

Linguagem em Bebês de 20 meses”.

        O desenvolvimento da linguagem e da brincadeira é um tema muito abrangente e de muito interesse para os psicólogos que estudam o desenvolvimento humano, porém, existem poucas pesquisas no que diz respeito à influência de outras pessoas no processo do desenvolvimento da brincadeira e da linguagem infantil.

        Nesse artigo pesquisado, vimos às brincadeiras e a linguagem do bebê relacionados com a participação da mãe. Essa relação mãe-bebê é fundamental no desenvolvimento do ser humano.

A importância da participação da mãe se deu a partir da idéia de criação de um espaço de trocas de influências mútuas. Quando existe essa brincadeira conjunta, a criança e a mãe interagem em um contexto que acredita que se promove o desenvolvimento emocional e capacidades sócio-cognitivas.

        Alguns estudos ressaltam o papel da mãe no surgimento das capacidades simbólicas da criança, dando um apoio seguro para as estruturas cognitivas, fornecendo uma sensação de segurança para a exploração do mundo.

        Como vimos em aula, durante o primeiro ano de vida, as comunicações vocais do bebê, consistem basicamente, de balbucios e sua brincadeira é voltada para a exploração sensorial e motora de objetos, há um tipo de desenvolvimento social presente, uma vez que os adultos aparecem interagindo com os bebês.

Já ao longo do segundo ano, o bebê já pode se utilizar de algumas palavras e brincar com objetos através de ações exploratórias funcionais e concretas e também começar a apresentar uma brincadeira simbólica, usando palavras e objetos representativos do seu cotidiano. Nessa fase, a aquisição da linguagem é muito importante, e as três maneiras do bebê adquirir a linguagem, a saber: “estímulo-resposta”, onde os bebês produzem som por acaso ou por imitação, recompensados pelos pais; “aprendizagem social”, onde o bebê, pela observação e imitação do comportamento dos adultos, responde aos estímulos dos falantes; “mecanismo inato”, um sistema inato e pré-moldado para processar a linguagem, elaborar e compreender regras e produzir fala, baseado no desenvolvimento rápido e domínio da estrutura da fala e que são influenciados por fatores biológicos e ambientais – neste último fator, os pais transmitem o estilo e o grau de correção. Portanto, em todos os casos a presença da mãe merece destaque. O desenvolvimento social nesta fase aparece envolto na fantasia e expressa sentimentos, temores e ansiedades e os jogos são independentes ou aparece a conduta do bebê versus anos posteriores.

Método

        O artigo estudado teve como objetivos:

  1. Examinar a relação entre a brincadeira do bebê brincando sozinho, brincando com a mãe e sua produção de linguagem, aos 20 meses;
  2. Analisar o tipo de linguagem da mãe dirigida ao bebê e o desenvolvimento da brincadeira aos 20 meses;
  3. Analisar a relação entre o grau de escolaridade da mãe e o desenvolvimento da brincadeira e da linguagem aos 20 meses.


Participantes

        

Para realizar a pesquisa, participaram 30 díades mãe-bebê, com famílias constituídas de marido e mulher. As mães eram adultas e das classes baixa e média urbanas do Rio de Janeiro, com vários níveis de escolaridade.

Instrumentos

        Para a coleta dos dados foi utilizado um inventário, constituído de 400 itens num questionário, onde, por exemplo, a mãe é solicitada a informar quais as palavras já foram ditas por seu filho.

Procedimento

        Quando a criança completava 20 meses a díade era visitada em sua residência e filmada em dois episódios consecutivos de brincadeira, por dez minutos cada:

  1. A criança brincando sozinha com brinquedos e;
  2. A criança e a mãe brincando juntas com brinquedos.

        O levantamento dos dados de brincadeira se deu a partir da análise dos vídeos.

Resultados

        As mães se apresentaram dispostas a brincarem com seus filhos, convidando-os com palavras ou brincando com objetos para serem imitadas pelos bebês. Independentemente do grau de escolaridade e cada uma ao seu modo, e em graus de intensidade diferentes, todas as mães incentivaram a brincadeira com seus filhos.

        Durante as brincadeiras foram utilizados diferentes objetos, mas chamou a atenção a grande preferência por brincar com livros. De um modo geral, o que se pôde perceber foi que os bebês pareciam ter interesse e curiosidade em explorar e brincar com os objetos e demonstraram familiaridades quanto à funcionalidade de cada brinquedo.

        Resumindo, considerando os objetivos desse estudo:

  1. A brincadeira do bebê aos 20 meses, com a participação da mãe, ganha em duração (brinca mais tempo) e em complexidade;
  2. Examinando-se as medidas aqui definidas para a brincadeira do bebê e sua produção de linguagem, não foi encontrada correlação entre os dois domínios;
  3. O tipo de linguagem da mãe dirigida ao bebê (conteúdos afetivos e cognitivos) não apresentou qualquer relação com as variáveis utilizadas para avaliação da brincadeira do bebê aos 20 meses;
  4. O grau de escolaridade da mãe não apresentou qualquer relação com as variáveis utilizadas para avaliação da brincadeira e da linguagem do bebê aos 20 meses.


Discussão

        Esse estudo foi realizado para avaliar a existência da relação entre desenvolvimento da brincadeira e da linguagem em etapas iniciais do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com