TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Linguagem Na Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Da Linguagem Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

Desde o início da apresentação de todos os módulos estudamos com ênfase sobre a importância da Literatura Infantil na alfabetização e no letramento das crianças, e neste caso podemos afirmar que é um dos caminhos que facilitam o processo de aprendizagem durante a alfabetização, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura.

A Literatura Infantil pode contribuir significativamente no desenvolvimento da linguagem oral das crianças principalmente durante a contação de histórias, mediadas pelo professor. O professor deve promover situações significativas para as crianças, de modo a desencadear o desenvolvimento da oralidade, para isso basta que ao ouvir uma história a criança deva sentir-se parte dela, e ter a oportunidade de falar, e neste seguimento vale a pena ressaltar que ao incentivar outros tipos de linguagens como, por exemplo, movimentos corporais, gestos e sinais trará significado e apoio à linguagem oral a ser desenvolvida na criança, é através de uma roda de conversa ou de uma contação de histórias, que a imaginação e a criatividade são estimuladas, levando a criança a criar as suas próprias histórias e a vontade de falar sobre elas.

Sabemos que a Literatura Infantil é considerada um fenômeno literário, atualmente destinado às crianças, mas a sua proposta inicial era para contemplar os adultos, e com o passar dos tempos estas obras foram modificando-se, e desta forma passando a serem destinadas ao público infantil. Os contos, as histórias e as fábulas se fazem presente formação da criança e no desenvolvimento da aprendizagem durante os primeiros anos de vida e com maior intensidade nos primeiros anos escolares.

O fato de gostar de ler e de interessar-se pela leitura é um hábito que pode e deve ser construído no espaço familiar ou em outros ambientes que a criança freqüente onde circula o processo de leitura e escrita.

A Literatura Infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor, e a escola tem o seu papel de incentivo nesta formação, pois a introdução da criança na Literatura Infantil propicia a interação entre o real e o imaginário enriquecendo e despertando a fantasia e o lúdico, mas, para isso, é importante que a criança perceba a leitura como um ato prazeroso e necessário. Assim nós os educadores necessitamos ampliar nossos horizontes e reconhecermos que a Literatura Infantil não deve ser somente voltada ao encantamento, à magia, mas sim, utilizada durante o processo de alfabetização como forma de estimular futuros leitores e ou escritores. Sendo assim, pode-se afirmar que esta serve de ponte que liga letras, palavras, frases, textos e histórias, ao perguntar, questionar e refletir sobre novas possibilidades e interpretações formando assim crianças alfabetizadas e letradas, com um pensamento autônomo.

Ao iniciar o processo de formação de personalidade da criança, a Literatura Infantil pode manifestar-se como um retrato da sociedade, servindo de modelo para a construção de uma nova mentalidade. Desta forma, ela sintetiza uma realidade ajudando a conhecê-la melhor, e sem dúvida este é também um papel da escola. Através da exploração de determinados textos literários, podemos iniciar uma transformação da sociedade e se estender às diferentes visões e interpretações de mundo.

Ao utilizar a Literatura Infantil em sala de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com