TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme “A onda”: aspectos motivacionais de alguns personagens

Por:   •  6/9/2016  •  Resenha  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  2.130 Visualizações

Página 1 de 6

O filme retrata inicialmente um grupo comum de jovens estudantes não necessariamente motivados a se envolver muito com uma causa ou com atividades específicas. Que razões podem ser apontadas para isso, em se tratando do grupo de maneira geral?

No começo do filme a turma não se mostra motivada com a matéria escolhida (autocracia) por não achar o tema algo interessante ou possível de acontecer nos dias de hoje, tendo em vista que os jovens já não suporta mais esse tipo de assunto e matéria, devido aos fatos históricos de seu país, no caso, a Alemanha. Geralmente os jovens da geração atual não acreditam que possam ser controlados de novo, por uma forma de poder extremamente influente e manipulativa, (ditadura), devido ao conhecimento que julgam ter dado aos acontecimentos históricos de seu país, pois buscam igualdade e liberdade de expressão.

A turma apresentava um comportamento individualista e não inclusivo, com o tempo o professor os motiva a se comportarem como um grupo em que todos têm voz, valorizando as ideias dos alunos como reforço imediato para que se manifestem de forma que todos poderão ver e ouvir um de cada vez, respeitando a vez e a opinião de cada um, optando pelas ideias que agradem o grupo como um todo e não somente um indivíduo, fazendo assim a inclusão de grupo, onde a maioria, que antes eram mais afastados um do outro, conseguem se sentir parte de um grupo, tornando-o assim, mais forte.

“Os seres humanos tem um anseio de comunidade (Ferguson, 1989; 2001 citado por Myers, 2012). Quando o professor consegue atingir a turma os alunos passam a pensar em si não como pessoas individuais, mas sim em indivíduos participantes de um grupo no qual todos são iguais e todos.

2. É possível fazer algumas análises com relação a alguns personagens, do ponto de vista motivacional, antes e depois da Onda. Analise o comportamento de cada um deles levando em conta as considerações teóricas sobre motivação:

a) Sobre o comportamento de Wenger, o professor.

O professor Wenger recebe uma matéria para trabalhar na qual não era sua primeira escolha e era visto com maus olhos perante o corpo docente por não ter uma atitude tão “certinha” como a dos outros professores, antes da “onda” o professor estava desmotivado com os acontecimentos e com o curso que teria que dar. Ao decorrer da onda o professor ganhou mais atenção e respeito dos seus alunos e também dos outros que aderiram à onda, e não somente dos alunos como também foi elogiado pela diretora sobre seu método de ensino no curso, motivando cada vez mais que ele defendesse seu método de ensino e não parasse os acontecimentos. Independente de continuar a ser mau visto pelos professores e até mesmo por sua esposa (apesar de se sentir um pouco desmotivado com isso).

O fato de ter sido parabenizado pela diretora e de ter “uma turma que todo professor desejaria ter”, que responde a suas ordens e mantem a disciplina são acontecimentos que o motivam a continuar com a “onda” sem perceber as ações que os alunos estavam tomando fora de sala.

A motivação é “O energizador do comportamento”(Lewis, 1963, p. 560, citado por Tordorov, 2005). Sendo assim, quanto mais motivado o professor se sentir em relação aos acontecimentos, mais motivação ele vai dar para que os acontecimentos prossigam.

Quando o professor percebe o efeito da onda em sua vida e na vida dos alunos em geral, como quando ele briga com sua esposa, vê a pichação sobre a onda no jornal e conversa com Marco ele é desmotivado a continuar com a onda, pois passa a ver mais pontos negativos do que positivos nos acontecimentos.

b) Sobre o comportamento de Karo, a aluna dissidente do grupo

Karo entra para o curso de autocracia pois o curso de anarquismo, sua escolha inicial, já estava cheio. Ela é uma das únicas pessoas da sala que no inicio, estava disposta a fazer as atividades e seguir o seu professor, mas no decorrer do grupo, foi a única que conseguiu ver a real situação e gravidade do problema que poderia ser concretizado ali, tendo assim a escolha de não aderir o grupo da “onda”, pois o grupo não a favorece de nenhuma forma (torna todos iguais) e além disso ela não concorda com uma forma de poder que prive sua liberdade individual, sendo assim, ela não tem nada que motive seu apoio a “onda”, ao contrário ela vai contra e com isso começa a ser mau vista pelos membros da “onda” afastando ainda mais Karo do movimento e motivando cada vez mais que ela se oponha a “onda”, no decorrer da semana ela “tenta abrir os olhos dos outros amigos” pelas atitudes de exclusão e violência tidas por integrantes do grupo, suas criticas são mau vistas fazendo com que o grupo hostilize cada vez mais Karo, consequentemente Karo se opõe cada vez mais ao grupo.

c) Sobre o comportamento de Marco, o namorado de Karo.

No começo do filme Marco tem um comportamento de “superioridade” e individualismo mostrado durante seus jogos de polo aquático. Seu relacionamento com sua mãe não é de grande proximidade, podemos notar isso quando o irmão de Karo reclama de marco passar muito tempo na casa de Karo.

Ao entrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com