TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Moderna

Trabalho Escolar: Arte Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4

A atividade humana: o trabalho

(...) não podemos dizer que o animal produz a sua própria existência, mas apenas a conserva agindo instintivamente ou, quando se trata de animais de maior complexidade orgânica, “resolvendo” problemas de maneira inteligente. Esses atos visam a sua defesa, a procura de alimentos e de abrigo, e não devemos pensar que o castor, ao construir o dique, e o joão-de-barro, a sua casinha, estejam “trabalhando”. Se o trabalho é a ação transformadora da realidade, na verdade o animal não trabalha mesmo quando cria resultados materiais com sua atividade, pois sua ação não é deliberada, intencional. O trabalho humano é a ação dirigida por finalidades conscientes, a resposta aos desafios da natureza, na luta pela sobrevivência. Ao reproduzir técnicas que outros homens já usaram e ao inventar outras novas, a ação humana se torna fonte de idéias e ao mesmo tempo uma experiência propriamente dita.

A noção de experiência humana não se separa do caráter abstrato da inteligência do homem, pela qual ele pode superar a vivência do “aqui e agora”, passando a existir no tempo: torna-se capaz de lembrar a ação feita no passado e de projetar a ação futura. Isto é possível pelo fato de poder representar o mundo por meio da linguagem simbólica, como veremos mais adiante. A partir dessas colocações, concluímos que as diferenças entre o homem e o animal não são apenas de grau, pois, enquanto o animal permanece envolvido na natureza, o homem é capaz de transformá-la, tornando possível a existência da cultura.

Cultura e humanização

“A cultura é (...) o processo pelo qual o homem acumula as experiências que vai sendo capaz de realizar, discerne entre elas, fixa as de efeito favorável e, como resultado da ação exercida, converte em idéias as imagens e lembranças, a princípio coladas às realidades sensíveis, e depois generalizadas, desse contato inventivo com o mundo natural.” (Vieira Pinto, Ciência e experiência)

O mundo resultante da ação humana é um mundo que não mais pode mos chamar de natural, pois se encontra cada vez mais humanizado, ou seja, transformado pelo homem. E o trabalho, ao mesmo tempo que transforma a natureza, adaptando-a às necessidades humanas, altera o próprio homem, desenvolvendo suas faculdades.

Isto significa que, pelo trabalho, o homem se auto-produz. Enquanto o animal permanece sempre o mesmo na sua essência, já que repete os gestos comuns à espécie, o homem muda as maneiras pelas quais age sobre o mundo, estabelecendo relações também mutáveis, que por sua vez alteram a maneira de perceber, de pensar e de sentir.

Por ser uma atividade relacional, o trabalho, além de desenvolver as habilidades, permite que a convivência não só facilite a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos instrumentos mas também enriqueça a afetividade resultante do relacionamento humano: experimentando emoções de expectativa, desejo, prazer, medo, inveja, o homem aprende a conhecer a natureza, as pessoas e a si mesmo.

A cultura é, portanto, um processo de autoliberação progressiva do homem, o que o caracteriza como um ser de mutação, um ser de projeto.

A comunidade dos homens

Se retomarmos o que foi dito até agora, veremos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com