TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico-TDAH

Casos: Artigo Cientifico-TDAH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  4.680 Palavras (19 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Esta linha de pesquisa visa à integração dos estudos no que se refere ao Transtorno do Déficit de Atenção\Hiperatividade (TDAH). O presente artigo contempla definições do TDAH, características, comportamentos, estratégias pedagógicas e o papel da família. Ressaltamos que o impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando seu alto custo financeiro, o estresse nas famílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e profissionais, bem como efeitos negativos na auto estima das crianças e adolescentes.

Estudos tem demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um grande risco de desenvolvimento de outras doenças psíquicas na infância, na adolescência e na fase adulta.

Diante desse pressuposto, é necessário conhecer um pouco mais sobre o TDAH que, talvez por falta de informações, tem sido negligenciado por profissionais da área da educação, que costumam confundi-lo como má educação e criação ou ainda, por falta de limites, gerando consequências graves que podem ir desde aos problemas na aprendizagem até a pré-disposição para o uso de drogas lícitas ou ilícitas, tornando um ser que a própria sociedade exclui devido aos seus delitos.

Este trabalho foi constituído de pesquisas bibliográficas, revistas e materiais online.

Antes de iniciar as reflexões acerca desse estudo, é necessário observar as estratégias pedagógicas e relacioná-la, com a dinâmica e linha de estudo que deseja aplicar.

1. DEFINIÇÃO DE TDAH

Segundo os autores Dupaul e Stoner (2007, pXV) TDAH se manifesta como um descontrole de comportamento, acarretando desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade no seu jeito de ser, tornando uma criança difícil diante do convívio social e educacional. Esse transtorno tem alta incidência de demonstração em meninos.

Diante dos conhecimentos adquiridos, considera-se esse transtorno TDAH, comportamentos e atitudes diferenciados de crianças no qual se manifesta nos primeiros anos da infância, ou seja, antes dos 07 anos e devem exibir em dois ou mais contextos, em casa e na escola ou em outro ambiente que frequentam. Deve exibir pelo menos seis dos nove sintomas de desatenção ou pelo menos dos seis dos nove comportamentos de hiperatividade-impulsividade.

TDAH é um transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em crianças/ ou adolescentes especialmente alunos desatentos que nunca param irrequietos. Eles representam desafios significativos para os profissionais da educação. Muitas crianças exibem dificuldades de comportamento na sala de aula e recebem o diagnóstico de TDAH, por sua vez apresentam: alto risco de dificuldades crônicas, de conquista acadêmica, desenvolvimento de comportamento antissocial e problemas no relacionamento com colegas, pais e professores. (DUPAUL e STONER, 2007, p.XV).

1.1 Principais Características

As características do TDAH se destacam pela: desatenção, impulsividade e hiperatividade.

Diante desse pressuposto, o TDAH pode acarretar dificuldades para crianças em contextos escolares, uma vez que, essa criança muitas vezes tem resistência para manter a atenção em tarefas que exigem concentração, conclusão de trabalhos individuais que devem ser executados na carteira e, é um tanto inconstante. Seu desempenho na sala de aula também pode ser devido à falta de atenção, de interesse e/ou a não compreensão das tarefas propostas pelo professor. Outra negativa relacionada à atenção do TDAH está representada no fraco rendimento de atividades, habilidades não estimuladas, deficiência de estudo, materiais didáticos como livros, cadernos, lápis, entre outros expostos desorganizadamente e falta de atenção às orientações e direcionamentos do professor ou discussões em equipe.

As consequências desse arranjo de ações resultam para os demais alunos da sala em desconforto, atrapalha a aprendizagem exibindo impulsividade de várias maneiras, falar sem permissão, conversas paralelas, ficar zangado quando confrontado acarretando negativas na qualidade dos trabalhos em sala e até mesmo em seus lares. Há também exibição à hiperatividade incluindo sair da cadeira sem permissão, brincar com objetos inapropriados (ex. materiais na carteira que não estão relacionados à tarefa em foco), batucar com os dedos, bater os pés ritmicamente e se mexer na cadeira. Embora estes últimos comportamentos possam parecer relativamente benignos quando ocorrem com frequência e podem perturbar imensamente a instrução oferecida pela professora na sala de aula. (DUPAUL e STONER, 2007, p04-05).

1.2 Subtipos de TDAH

Os subtipos de TDAH assim como as características, são fatores particulares de cada indivíduo, podendo se manifestar variamente. Existem três subtipos de TDAH: tipo combinado, tipo predominantemente desatento e tipo predominantemente hiperativo-impulsivo (DuPaul e Stoner, 2007). Esses subtipos sofreram tentativas de identificação com maior capacidade de semelhanças de TDAH, objetivando facilitar a compreensão e alcançar os pontos causadores dessas problemáticas que compõem o TDAH.

 Combinado: Crianças que se encaixam no perfil do tipo combinado apresentam pelo menos seis de nove sintomas de desatenção e menos que seis sintomas de hiperatividade-impulsividade. Do contrário, crianças com TDAH do tipo hiperativo-impulsivo exibem pelo menos seis sintomas de hiperatividade-impulsividade e menos que seis sintomas de desatenção. Lembrando que esses sintomas são variáveis entre indivíduos.

 Predominantemente Desatento: Anteriormente a classificação do TDAH era composta por dois subtipos: transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDA+H) e transtorno de déficit de atenção sem hiperatividade (TDA sem H), esta última classificação apresentava problemas consideráveis de desatenção e hiperatividade e impulsividade, quando a não presença de hiperatividade. A classificação americanada American Psychiatric Association destacou esse subtipo, uma vez que o mesmo foi removido e reclassificado. Desde a sua publicação foram aprofundados inúmeros estudos que apoiaram a prevalência de um subtipo TDA sem H, resultando em crianças o subtipo de TDAH, apresentando agressividade, desatenção, não aceitação pelo ambiente escolar e desobediência a todos que as rodeiam. Crianças com o tipo combinado tem pré-disposição aos seus colegas com TDAH, os mesmos apresentam desatenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com