TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Comportamentais

Por:   •  27/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias Comportamentais

Em busca de respostas mais eficazes sobre a natureza da liderança e as conseqüências práticas do comportamento do líder, as teorias comportamentais se mostram eficientes.

Entre as teorias comportamentais existe a teoria dos estilos de liderança.

Lewin identificou três estilos básicos de comportamento, são eles:

Autocrático: é aquele em que o líder toma suas decisões e define tarefas sozinho, sem a participação dos liderados.

Democrático: é o contrário do autocrático, o próprio nome já diz o líder incentiva os liderados a participarem de todas as decisões e está sempre preocupado com a opinião deles.

Laissez-faire: esse deixa por conta do grupo para deliberar o modo como os trabalhos serão realizados.

A teoria dos estilos envolve a relação líder e liderado, e através de estudos chegou-se a conclusão de que a satisfação de certo grupo era maior quando o líder usa o estilo democrático.

O estudo sobre liderança, abordava de início teorias mais simples, mas os estudos foram aprofundando e hoje se tornam cada dia mais complexas. Criaram-se outras formas de ser referir aos dois estilos básicos de liderança: a orientado para pessoas e a orientada para tarefas.

Esses dois estilos não podem ser considerados excludentes e sim limites do mesmo território.

Os pesquisadores da Universidade de Michigan, tendo como representante Likert, segue a mesma linha de estilos de liderança. Eles propõem em sua teoria quatro graduações de participação que constituem o conhecido contínuo de Likert:

Sistema 1 : a gerência não tem confiança em seus subordinados, obrigando a eles a trabalharem com medo. As decisões são tomadas no topo da organização.

Sistema 2 : as gerências tem um nível de confiança moderado em seus subordinados. A maioria das decisões são tomadas no topo, mas começa a se deslocar para níveis intermediários.

Sistema 3 : a confiança em seus subordinados já tem uma maior proporção, ainda não é por completo mas existe maior comunicação entre as partes. Usam recompensas como forma de incentivo.

Sistema 4 : a confiança é total, a comunicação é freqüente e geral, os funcionários fazem parte da empresa e são sempre motivados.

Likert recomenda que se deixe de lado os sistemas 1 e 2 e trabalhem com sistemas 3 e 4 para alcançar maior produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com