TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atitudes Em Consultoria

Dissertações: Atitudes Em Consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL

As Organizações vistas como culturas

O relacionamento entre cultura e administração tem estado crescente desde que o Japão surgiu como líder do poder industrial, a partir dos anos 70. A cultura e a forma de vida em geral deste misterioso país oriental, tiveram papel central para as razões desta transformação, o desempenho dos carros, da eletrônica e de outros produtos industriais japoneses começou a mudar tudo.

O Japão passou a assumir o comando dos mercados internacionais, estabelecendo solida reputação de qualidade, confiabilidade, valor e serviço.

O Japão teve sucesso em chegar ao mais alto ritmo de crescimento, ao mais baixo nível de desemprego, e pelo menos em algumas das maiores e bem mais bem- sucedidas organizações, a uma renumerada e saudável população trabalhadora do mundo.

A mudança de equilíbrio do poder mundial, associada à crise do petróleo da OPEP em 1973, bem como a crescente internacionalização de grandes corporações, também aumentaram o interesse pela compreensão do relacionamento entre a cultura e a vida organizacional.

Culturas e Organização

A palavra cultura deriva da idéia de cultivo e refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos. Nos dias de hoje, todavia, o conceito de Cultura não carrega necessariamente esta antiga postura de avaliação, sendo usada mais genericamente para significar que diferentes grupos de pessoas em diferentes estilos de vida

Organizações vistas como fenômeno cultural

O cientista político Robert Presthus sugeriu que vivemos atualmente numa sociedade organizacional. Seja no Japão, ou Canadá, Alemanha, Rússia, grades organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia-a-dia das pessoas de maneira completamente estranha, muitas características de cultura permanecem nos conceitos distintos de trabalho e lazer, seguem rígidas rotinas de cinco ou seis dias por semana, vivem em um lugar e trabalha em outro, usam uniformes, obedecem a autoridades e gastão tanto tempo em um só lugar desempenhando uma única atividade. Pra alguém de fora a vida diária em uma sociedade organizacional é cheia de cresças peculiares, rotinas e rituais que a identificam como uma vida cultural distinta quando comparada com aquela em sociedades mais tradicionais.

Segundo o sociólogo francês Emile Durkheim, o desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade. Governo, religião, meios de comunicação, bem como outras instituições e indivíduos preocupados em forma opinião e crença, desempenham importantes papéis neste processo. Ser um trabalhador de fábrica ou de escritório demanda um profundo conhecimento e uma prática cultural, enquanto membros de uma sociedade organizacional, aspectos estes tidos como pontos pacíficos.

Muitas das principais semelhanças e diferenças culturais no mundo de hoje são mais ocupacionais do que racionais. As semelhanças e diferenças associadas ao fato de alguém ser um operário de fábrica, um operário da manutenção, um oficial do governo, um banqueiro, são tão significativas como aquelas que se associam a identidade nacional

Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial, cuja organização é em si mesma um fenômeno cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com