TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2

Casos: Atividade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

Para Garvin et al (1998, apud BALCEIRO E BALCEIRO, 2001), um empresa aprende por diversos motivos: pela curiosidade (é necessário encontrar uma maneira melhor de realizar um determinado processo ou tarefa); pela experiência (quando se realiza algo novo ou alguma mudança que funciona ou melhora um processo ou tarefa, ou quando se verifica que alguma coisa não dá certo e não se repete o erro no futuro); pela circunstância (quando se aprende algo ocasionalmente); ou mesmo devido a uma crise (quando há a necessidade urgente de transformação para manter-se ou voltar a ser competitiva). A grande questão é planejar este processo, a fim de que ele possa ocorrer de maneira rápida e sistemática, sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, para que ela se mantenha competitiva no cenário das suas concorrentes.

A aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, considere os seguintes aspectos:

I. Devem-se valorizar os velhos métodos para assegurar a continuidade das experiências.

II Deve-se incentivar o agir, para experimentar; o refletir, para avaliar a experiência e, o disseminar, que possibilita o intercâmbio de conhecimentos entre as pessoas.

III A falta de canais de comunicação que possibilitem a troca entre as pessoas envolvidas na organização pode constituir um fator restritivo à aprendizagem organizacional.

IV A aprendizagem é um processo da organização, não envolvendo questões dos indivíduos que a compõem.

V Deve-se buscar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da organização.

Estão corretas as afirmações:

Resposta

Resposta Selecionada:

https://anhembi.blackboard.com/images/ci/icons/check.gif d.

II, III e V

Resposta Correta:

https://anhembi.blackboard.com/images/ci/icons/check.gif

d.

II, III e V

Feedback da resposta:

Um ambiente de aprendizagem pressupõe uma cultura onde a participação de todos é estimulada. Deste modo as pessoas da organização são fundamentais no processo, pois a aquisição do conhecimento organizacional está relacionada diretamente à experiência dos colaboradores da empresa, que contribuem com seu conhecimento técnico, com suas habilidades, sua prática no trabalho para a melhoria contínua da empresa. É importante que a comunicação seja facilitada para a troca e intercambio de experiências de forma a propiciar um ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento.

• https://anhembi.blackboard.com/images/ci/icons/generic_updown.gif

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Com o mercado imobiliário em ritmo acelerado, o setor de construção civil depara-se com um problema. Se antes era a falta de investimentos ou de crédito, agora é a falta de gente qualificada para dar conta dos "pedidos". A mesma situação vivem empresas de outros setores. O tal apagão de profissionais qualificados apresenta-se como um dos principais desafios a serem vencidos por gestão de pessoas nesse momento pós-crise, ao menos no Brasil. A ele somam-se outros, como as mudanças na mobilidade de talentos provocada pelos cenários econômicos em vários países, o entendimento sobre os anseios da geração Y e a formação de líderes. (fonte: Revista Melhor, Gestão de Pessoas)

A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

https://anhembi.blackboard.com/images/ci/icons/check.gif e.

Gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

Resposta Correta:

https://anhembi.blackboard.com/images/ci/icons/check.gif

e.

Gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

Feedback da resposta:

A aprendizagem organizacional é a capacidade que a empresa tem para manter ou melhorar seu desempenho com base na experiência adquirida. O foco da gestão de pessoas é alavancar o conhecimento organizacional; neste sentido busca promover a aprendizagem por meio do desenvolvimento de competências individuais e organizacionais, de forma congruente com a estratégia da organização, com vistas à vantagem competitiva.

• https://anhembi.blackboard.com/images/ci/icons/generic_updown.gif

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Na indústria de petróleo, na qual muitas ações e práticas são regulamentadas, entende-se que uma vantagem competitiva sustentável possa derivar do desenvolvimento de uma visão com base em recursos (capital financeiro, físico, humano e organizacional).

Nesse sentido, a administração estratégica de gestão de pessoas deve se focar na (o): Assinale a alternativa correta.

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com