TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Sobre Fundamentos das Medidas Psicológicas

Por:   •  25/3/2019  •  Exam  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

Questões Revisão- G1 Fundamentos das Medidas Psicológicas

Acadêmica: Ana Beatriz de Sousa R. Silva

  1. Com relação à Fundamentação Epistemológica da Avaliação Psicológica, descreva 5 marcos históricos relevantes.

R: Os marcos históricos que tem relação com a Fundamentação Epistemológica da Avaliação Psicológica são:

1879 – Wundt em Leipzing teve como objeto de estudo a mente, buscando assim estruturar um instrumento de medida da ‘’velocidade do pensamento’’.

1880 – Era Galton que teve como objetivo medir as aptidões humanas através da medida sensorial.

1890 – Era Cattel que teve como objetivo medir as diferenças individuais e criou o termo ‘’Mental Test’’.

1900 – Era Binet e Spearman que tiveram como objetivo o estudo da teoria e da prática da medicação na área da saúde e na área acadêmica, fazendo assim o lançamento dos fundamentos da Psicometria Clássica.

1910 – Era dos testes de inteligência com auxílio do Fator G, contexto histórico da época era a Primeira Guerra Mundial.

  1. Conceitue e Diferencie Avaliação Psicológica e Testagem Psicológica.

R: Avaliação Psicológica – Caracteriza-se como um processo que avalia uma pessoa ou um grupo através de instrumentos que estejam validados, ou seja, constitui-se a uma coleta e interpretação de dados fazendo com que o profissional chegue a determinada conclusão.

Testagem Psicológica – São dispositivos sistemáticos que requerem o uso da observação e do registro, que tem como objetivo medir e descrever determinadas características e processos psicológicos. Podendo mensurar as áreas: emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, etc.

As diferenças entre as duas é que a Avaliação Psicológica se utiliza de um conjunto de informações, sejam elas: entrevistas, análises, testes, observações, etc. Já a Testagem Psicológica pode ser considerada uma etapa da Avaliação Psicológica, implicando assim o uso de testes e instrumentos psicológicos.

  1. Relacione as duas colunas:

(1) registro de comportamento

(2) inventário

(3) levantamento de opinião

(4) Entrevista

             (5) Testes psicológicos

(   ) Processo de obtenção de informações, realizada oralmente. Pode ter diferentes fins, como pesquisa, psicoterapia, aconselhamento, exame psicológico, etc.

 (     ) Registro escrito de um ou mais acontecimentos significativos em relação a determinada hipótese de trabalho.

 (     ) Tipo de questionário que indaga apenas informações específicas sobre determinado assunto. Costuma ser apresentado sob forma de questão única, cabendo ao indivíduo marcar com um X a resposta “sim” ou “não”.

 (   ) Instrumentos construídos por especialistas que se utilizam de dados previamente experimentados em grupos normativos.

(        ) É um tipo de questionário. Diante de uma série de afirmações, o indivíduo é solicitado a marcar aquelas com que concorda. Geralmente é utilizado como instrumento de auto-avaliação.

  1. Para a realização de uma avaliação psicológica, há, basicamente, três formas de coleta de informações: observação, inquirição e testagem. Escreva quais são os instrumentos de observação e como eles são realizados.

R: Observação – Caracteriza-se como o ponto de partida para o estudo científico, ou seja, ela estabelece e valida os conhecimentos quais adquirimos, fazendo com que possamos coletar dados acerca de um comportamento. O tipo de observação que usamos é a Observação Científica, com ela podemos fazer um diagnóstico preliminar de uma situação-problema, assim poderemos decidir quais técnicas serão utilizadas para chegar no resultado que queiramos atingir.

Inquirição – Caracteriza-se como uma avaliação minuciosa.

Testagem – Caracteriza-se como uma técnica que vá produzir resultados eficientes, fazendo-se assim o uso de escalas numéricas e categorias fixas. Podendo obter informações de cognição, afeto e psicomotria. Sendo eles testes padronizados e não-padronizados.

  1. Quais são os principais Instrumentos ou técnicas que podem compor a Avaliação Psicológica?

R: Uma Avaliação Psicológica pode envolver diversos tipos de instrumentos, sendo eles: questionários, dinâmicas de grupo, levantamentos de dados do histórico de vida, etc. Tendo como objetivo entender o porquê e para que o indivíduo esteja passando por aqueles processos psicológicos.

  1. Descreva e conceitue os tipos de entrevistas, pontuando suas características.

R: Entrevista o processo para que se obtenha informações, sendo esse um processo em que o profissional, efetiva e avalia o procedimento. Existe três formas de se realizar uma entrevista: Entrevista Estruturada, Não- Estruturada e Mista.

Entrevista Estruturada – Tem as características de um questionário, sendo assim aplicada oralmente. As perguntas são feitas antecipadamente e a aplicação é feita oralmente.

Entrevista Mista – O paciente ou cliente tem mais liberdade para expor suas ideias, começando e terminando quando bem entender. Já o profissional pode intervir a fim de ‘’juntar as peças’’.

Entrevista não-estruturada – As perguntas não têm um roteiro pré-estabelecido, são de caráter geral, porém elas têm um objetivo específico. É marcada pela espontaneidade, com um modelo de perguntas abertas. Esse tipo de entrevista se assemelha bastante a um bate-papo.

  1. Marque V ou F:

(     ) A aplicação de um teste deve obedecer rigorosamente as instruções contidas no manual,  o tempo estabelecido para a sua execução e outras recomendações especificadas. A modificação de tais instruções invalida o teste.

(     ) Os testes psicológicos são infalíveis. Por isso, o avaliador pode confiar em seus resultados, não havendo a necessidade de confirmação por outros meios de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com