Atividade Estruturada
Exames: Atividade Estruturada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cida20083 • 19/5/2013 • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 1.030 Visualizações
ATIVIDADE ESTRUTURADA 1
Marque a alternativa correta
São objetos de estudo das ciências psicológicas bem como seus respectivos recursos de pesquisa:
Letra d) O comportamento e os processos mentais através, unicamente, de seus constructos psicológicos.
QUESTÃO 2
O pressuposto de que o comportamento compõe-se de elementos de resposta e pode ser cuidadosamente analisado por métodos científicos, naturais e objetivos é característica da seguinte teoria da psicologia:
Letra b) Behaviorista.
ATIVIDADE ESTRUTURADA 2
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Caso Concreto em que houve falha num dos oito estágios de desenvolvimento apresentados e essa falha teve uma consciência legal:
Um estudioso que pode auxiliar nesse entendimento é Erik Homburguer Erikson, o qual analisou o desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar a sintomatologia do transtorno depressivo infantil dentro das fases do desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica referente à depressão infantil e desenvolvimento psicossocial. Os resultados obtidos foram que, caso a criança não passe de maneira satisfatória por cada fase, poderá levar para a vida futura sintomatologias depressivas, como ideias autodepreciativas, sociabilidade diminuída e agressividade aumentada. Esses sintomas, aliados a outros, caracterizarão uma personalidade patológica centrada na depressão.
ATIVIDADE ESTRUTURADA 3
Questões culturais relacionadas ao texto: “O cravo brigou com a Rosa.”
Leitura e discussão do texto:
Duas pessoas que vivem juntas têm a mesma responsabilidade no estabelecimento da relação. Então imagine se Rosa e Cravo têm roteiros complementares. Rosa, querendo resolver uma situação de abandono, e Cravo, querendo vingar-se (não conscientemente) dos maus tratos em infância. Rosa projeta em Cravo a expectativa do abandono, e Cravo projeta em Rosa a figura de uma mulher raivosa e infeliz. Ambos não se sentem inseguros um em relação ao outro, têm dificuldades em confiar, suspeitam de não serem amados, e tudo o mais que estas fantasias infantis trazem. Se alguma expectativa importante é confirmada, como a entrada de outra pessoa na relação (pode ser até a sogra), ambos os parceiros se sentem ressentidos e abandonados.
ATIVIDADE ESTRUTURADA 4
A construção da família contemporânea
QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
1. Segundo a autora, quando é iniciada a crise da família?
R - A crise familiar começa quando há uma sobrecarga na capacidade de cumprir todas as demandas impostas, que seria amar, educar, preparar para o trabalho e a vida e manter ainda a harmonia no lar.
2. A posição dos pais em relação aos filhos, atualmente, sofreu modificações. De que forma elas são descritas pela autora?
R - Passa a ocorrer uma inversão dos papéis, quando os pais querem apenas dividir os bons momentos com os filhos, jogando a responsabilidade da educação para cima das instituições de ensino. Estes pais acabam não querendo serem vistos como autoritários ou repressores, deixando de impor limites.
3. A mídia desenvolve um papel importante para crianças e adolescentes, segundo a autora. Cite alguns exemplos que justificam esta afirmativa.
R - O seu desenvolvimento não é pautado em valores familiares e/ou fraternos, não se aponta com isso para uma ausência de valores e sim para uma formação pautada em valores de mercado, a formação de pequenos consumidores.
4. Quais as consequências do trabalho feminino para a família contemporânea, de acordo com o texto?
R - O fato das mulheres afastarem-se de seu lugar “natural” – o lar - é tido como uma degradação moral, ocasionada pela exploração capitalista. Esses papéis, essa visão da mulher e, em especial, as consequências da maternidade, acabam influenciando a forma como a mulher se coloca no mercado de trabalho, a forma como os patrões e os homens em geral vão tratar as mulheres. Essa visão vai influenciar tanto nas oportunidades de acesso ao emprego, no tipo de trabalho, como nas condições em que se desenvolve o trabalho.
ATIVIDADE ESTRUTURADA 5
A Psicologia da Tirania
Analisar os resultados dos experimentos apresentados:
O experimento do prisioneiro realizado pela BBC.
Nosso primeiro desafio foi desenvolver procedimentos éticos para garantir que, apesar de sua intensidade, o estudo não causaria mal a seus participantes. Instituímos uma série de medidas de proteção, apoio psicológico em tempo integral e uma equipe de ética. Segundo as conclusões do relatório da equipe, mostramos que é possível conduzir estudos de campo dinâmicos com balizamento ético.
Como no experimento de Stanford, o da BBC dividiu aleatoriamente guardas e prisioneiros em um ambiente construído especialmente para isso. O cenário era uma prisão, mas nosso objetivo era representar uma classe mais ampla de instituições - escritório ou escola - em que um grupo tem mais poder e privilégio que o outro. Acompanhamos o comportamento dos participantes através de câmeras escondidas e monitoramos seu estado psicológico com testes diários. O bem-estar de cada um foi medido pela quantidade de cortisol - um indicador de stress - coletado da saliva.
Os resultados confirmaram as previsões. Inicialmente, eles eram submissos e trabalhava duro para melhorar sua situação. Passaram a se identificar como grupo e pararam de cooperar com os guardas apenas quando ficaram sabendo que continuariam a serem prisioneiros apesar de todo e qualquer esforço. Mais importante essa identidade compartilhada levou a uma melhor organização, eficiência e bem-estar psicológico. À medida que o experimento avançava, os prisioneiros se tornavam mais confiantes.
ATIVIDADE ESTRUTURADA 6
...