TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atos Falhos, Chistes E Sonhos

Trabalho Escolar: Atos Falhos, Chistes E Sonhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 7

Sonhos

Antes interpretados como premonições, símbolos, números, e coisas místicas, foi estudado por Freud em 1900, e indagado em seu livro A interpretação dos sonhos.Que analisado e com muito mais sentido que apenas isso.

Os sonhos na Psicanálise é de suma importância, pois nele se analisa a alteração no comportamento do indivíduo.

No indivíduo se tem o id, formado pelos seus desejos, mais perversos, o ego; que é o intermediário do supergo que se estabiliza o como o meio (na sociedade), e o superego; que é o controlador, que reprime tudo que o indivíduo possa fazer que seja imoral, e o manda para o inconsciente. Temos também o Recalque e a Sublimação, o recalque representando toda a inibição que o indivíduo tenta fazer de uma forma disfarçada porém não consegue e esse desejo acaba tendo de voltar para o incosciente e ficando lá guardado, até que algo o impulsione novamente.A sublimação por sua vez, tenta camuflar o ato, o desejo, disfarçando-a e a colocando em pratica esse desejo porém de uma forma que mesmo esse desejo sendo inadequado não seja pego pela consciência, e assim realizando um desejo mesmo sendo algo ruim na visão do meio social.

Temos dois tipos de sonhos.

NRem: Quando a pessoa cai no sono, ele tem 4 etapas,

Etapa 1: sonolência e a pessoa adormece,facilmente o indivíduo desperta, dura aproximadamente 5 minutos.

Estágio 2:A pessoa já adormece, porém não profundamente, dura cerca de 5 a 15 minutos.

Estágio 3: Estímulos para acordar são maiores, dura cerca de 15 a 20 minutos.

Estágio 4: 40 minutos de sono profundo, muito dificil de acordar alguémnesse estágio, depois a pessoa retorna ao 3º estágio por 5 minutos e ao segundo estagio e assim passando para o sono REM.

REM: Intensa atividade registrada no eletro encefalograma, flacidez, paralisia funcional dos músculos esqueléticos, nesse estágio a pessoa pode falar mesmo adormecido em estado dissociativo, possivel sonhar com situações muito fortes.

Ao sonhar, todo conteúdo não manifestado, que foi armazenado no inconsciente, pois foi reprimido pelo superego, tem se a total liberdade de expressar.E cabe se analizar o significado desses sonhos.

Por relato do indivíduo, podemos fazer a análise desses sonhos, sendo esses os desejos reprimidos, recalcados e sublimados que se mantem no inconsciente.

É em nossos sonhos que procuramos realizar os nossos mais profundos e sinceros desejos que, se feitos à luz do dia seriam motivo de vergonha e horror para aqueles que junto conosco compõem uma sociedade impostas de valores e conceitos. Quando temos o ato de fecharmos nossos olhos, temos isso como um passaporte para outro país, o país das maravilhas, bom de certo modo a maravilha que gostaríamos que fosse nossa vida.

Entrando profundamente nesse vasto mundo de desejos reprimidos e não realizados; fazemos um mergulho direto para nosso inconsciente, ou seja, para dentro de nós mesmos, tentando procurar o máximo de realização.

Há dentro de nós certo grau elevado de aspirações sociais; tendências em que somos criados, e que cria em nós mesmos certo tipo de CENSURA.

O pesadelo se dá quando há uma satisfação consciente da personalidade que visa os princípios morais, em vez de haver uma satisfação dos desejos reprimidos instintivos. Buscamos em primeiro lugar a “tranqüilidade” em estabelecer uma satisfação com nossa consciência moral do que com nossos desejos, é assim que acontecem os pesadelos.

Logo após o despertar o mundo do lado de fora, faz como uma “pressão” sobre os sentidos e se apossam de imediato das atenções do individuo; fazendo com que muitas poucas imagens conseguem resistir. ”Os sonhos cedem ante as impressões de um novo dia, da mesma forma que o brilho das estrelas cede à luz do sol.”

Existem quatro tipos de mecanismos sendo eles, a condensação, o deslocamento, a dramatização e a simbolização, são as formas com que os conteúdos latentes se transformam em manifestos.

Condensação: resumo do sonho,sonhos curtos do que realmente acontece.

Deslocamento:afasta de seu objeto real seu valor desviando para outro objeto sua carga afetiva. “a carga afetiva desvia sua direção e vai recair sobre um objeto secundário, aparentemente insignificante.Por exemplo, quando se sonha com uma briga com uma pessoa aparentemente inocente ou desconhecida, é o deslocamento entrando em ação, que faz com que a raiva sentida por alguém do individuo que sonha seja transportada para um terceiro.

Dramatização:Seria uma imaginação na nossa mente, é a capacidade de imaginar tudo àquilo que durante o dia racionalizamos, entra em ação o papel de formular imagens para aquilo que vivemos. é uma atividade mental inferior ao pensamento racional, cabe aos sonhos a tradução dos pensamentos e idéias em imagens, por isso a interpretação dos sonhos deve ser feita de maneira minuciosa e criteriosa para se desvendar o significado das imagens dos sonhos, pois elas trazem uma bagagem de conteúdos racionais importantíssimos.

Simbolização:Se dá quando as imagens presentes no sonho trazem relação com outras imagens, quando a pessoa sonha com algum objeto e este objeto é mascarado e diz respeito a algo que a pessoa viveu ou desejou. Um exemplo, uma moça que sonhou com um homem que tentava montar em um cavalo castanho e só conseguiu depois da terceira vez. Esta moça na terapia revelou que seu namorado havia tentado abusar dela três vezes e em seu sonho ela apareceu simbolizada pelo cavalo.

A força motivadora dos sonhos é a realização de desejo.

Freud nos diz a respeito dos desejos que eles são a falta de alguma coisa que desejamos, mas que não conseguimos realizar, ou por que algo nos impede ou devido ao nosso ego e superego, que exercem força considerável em nossa consciência reprimindo o desejado.E esse desejo despertado durante o dia, tende a se manifestar durante os sonhos.

Para analisar os sonhos é necessário “decompô-lo em elementos e aplicar a cada um deles a técnica da associação livre”.

A análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com