TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Esportes

Pesquisas Acadêmicas: Atps Esportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Os anos 90 decretaram uma nova postura nas equipes de diversas modalidades esportivas através do surgimento dos clubes empresas. Em decorrência desse tipo de patrocínio tornou-se possível viabilizar uma nova "filosofia" Organizacional, onde um dos itens mais importantes deveria ser a necessidade de um psicólogo atuante e presente para garantir um rendimento positivo e estável das equipes.

Dar atendimento psicológico aos atletas é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada e programada por nutricionistas. Afinal o corpo físico e o mental são duas faces de uma mesma unidade e merecem igual atenção.

Imagem

(No meio)

Destaca-se a necessidade de uma formação abrangente, apontando os quatro campos de aplicação da Psicologia do Esporte:

O Esporte de rendimento (colocar fotos)

O Esporte Escolar (colocar fotos)

O Esporte recreativo (colocar fotos)

O Esporte de Reabilitação (colocar fotos)

Você sabia??

Uma das habilidades psicológicas necessárias para um atleta de alto rendimento é a capacidade de concentração, já que esse indivíduo está exposto a diversos fatores que podem tirar sua atenção, tanto em treinos quanto em competições. Nos treinamentos, alguns atletas têm dificuldade para deixar questões pessoais e familiares fora da pista, assim como questões de relacionamento interpessoal entre os próprios companheiros de treino. Nesse caso, a falta de concentração pode contribuir para que o exercício seja executado de forma automática, sem a atenção necessária, pelo fato dos pensamentos estarem direcionados para essas questões externas.

(Se houver necessidade pode acrescentar o texto abaixo))

Na hora da preparação para a competição, o atleta não pode pensar apenas no resultado que quer conquistar. Seu foco deve estar direcionado para o que deve fazer - e o que já fez - para realizar uma boa prova, o que inclui a preparação física, técnica, tática e psicológica. Utilizando estratégias eficazes e acompanhadas de um trabalho de preparação psicológica, que possibilitará o controle emocional necessário na hora da competição.

Imagens

A Psicologia do Esporte é uma área que vem ganhando maior visibilidade e importância dentro da preparação de atletas de alto rendimento. Está sendo dada ênfase cada vez maior à melhora das dimensões física, técnica e tática e existem cada vez mais recursos disponíveis para que os atletas cheguem às competições muito bem preparadas. Essa configuração, porém, pode aumentar a pressão interna e externa pela busca do resultado, contribuindo para que o fator psicológico possa ser determinante no desempenho final. O campeão será aquele que conseguir aplicar suas habilidades no lugar certo, na hora certa e com maior destreza, empregando as potencialidades desenvolvidas nos treinamentos no momento da competição, buscando controlar os fatores que podem interferir na performance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com