TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Mate

Dissertações: Atps Mate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

FUNÇÃO DO 1º GRAU – Aplicações na Administração, Economia e Contabilidade.

Sendo de grande importância nas áreas acima descrita, a função do 1º Grau retrata, de forma descomplicada, a simples compreensão do Custo de um produto em relação ao que é produzido, bem como sua Receita, Lucro e seu ponto de equilíbrio.

Inicialmente falaremos do custo, como é calculado e qual a sua composição. Antes de tudo, devemos ter em mente que a produção de certo produto gera uma despesa (custo) e essa despesa, varia de acordo com a quantidade produzida, assim podemos dizer que existe uma variação entre o custo e a produção, chamada de taxa de variação média, ou simplesmente taxa de variação, como podemos observar na tabela abaixo.

Quantidade (q) 0 5 10 20 50 100

Custo (C) (R$) 100 110 120 140 200 300

Nossa variável dependente é Custo, pois é ele que depende da quantidade produzida para se estabelecer seu real valor. A taxa de variação da variável dependente, que no caso é o Custo, pode ser obtida pela razão da variação em C e variação em q a partir de dois pontos quaisquer, conforme notação abaixo:

m=(variação em C)/(variação em q)=(110-100)/(5-0)=10/5=2

Onde:

m=taxa de variação

Observe que se não houver nenhuma produção haverá um custo, esse custo é chamado de Custo fixo, é o custo das demais despesas que se tenha para realizar a produção, como por exemplo, o salário dos funcionários. Na tabela acima podemos observar que esse custo fixo é de R$ 100,00.

Uma vez calculada a taxa de variação, pode se definir uma expressão para o Custo Variável, e pelo exemplo da tabela podemos afirmar que o custo variável é duas vezes a quantidade produzida, ou seja, C_v=2q, assim podemos afirmar que o Custo Total para a produção de certo produto é dado pelo Custo Fixo e pelo Custo Variável, onde podemos estabelecer a seguinte relação:

C=C_v+C_f

Onde:

C_v=custo variável

C_f=custo fixo

De forma bem simples podemos estabelecer a Receita dess

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com