TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pisicologia

Ensaios: Atps Pisicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

AUTORES Postura do professor e sua relação com o aluno Visão pedagógica sobre a aprendizagem Metodologias de ensino e aprendizagem; Formas de avaliação

GESTALT O professor faz o papel do facilitador da aprendizagem estimulado os alunos a pensar e chegar a um resultado. Deve organizar as situações de aprendizagem de maneira a produzir todos os significados. O ensino deve partir das possibilidades e necessidades dos alunos e não da matéria. Compreensão de ideias a partir do estímulo que o meio fornece, e a resposta do indivíduo encontra-se o processo de percepção. Tornar implícito o que é explícito. Enfatizam a percepção ao invés da resposta. Devem oferecer condições de reflexão e críticas aos procedimentos e ações do cotidiano escolar e organizar os passos para possíveis mudanças. Soluções tornam-se facilitadas na medida em que forem contextualizadas a partir de situações significativas da vida real. Não se pode perder de vista a unidade individuo-meio.

Observar o comportamento dos alunos quanto a soluções de problemas. Capacidade de separar, identificar ou destacar unidades formais em uma composição. É intimamente ligada à percepção: o que acontece no cérebro não é o mesmo que acontece na retina. Mente humana estímulos visuais.

VIGOTSKY Facilitador e estimulador e mediador do conhecimento. Levando em conta o que o aluno já tem uma bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem, desenvolvendo os conceitos científicos, apropriando dos recursos que foi constituido ao longo das gerações. Possibilitar acesso, objetivação e apropriação da cultura para que desenvolva (educação escolar). Uma relação de cooperação, de respeito.

Que há intervenção na Zona de Desenvolvimento proximal, ou seja, na distância entre o que o aluno já domina e o que faz com que o ajuda. Uma consciência reflexiva. A meta a ser alcançada pela educação é que o aluno aproprie dos recursos da cultura, do que foi constituído ao longo das gerações, através das interações, da mediação com outros alunos mais experientes, com o educador, em atividades conjuntas definidas pela cultura. Propiciar situações de aprendizagem e de desenvolvimento em que o aluno participe ativamente. É importante que o aluno esteja envolta de oportunidades de aprendizagens pautadas num ensino sistematizado, que seja promotor do seu desenvolvimento. Desenvolver

Intelectualmente e socialmente, ser ativo na aquisição de seus conhecimentos. Analisar como o aluno é capaz de movimentar-se num campo de estudos e estimulá-lo, através de uma reflexão sobre o que ele realizou, a encontrar os caminhos do seu próprio desenvolvimento.

JEAN PIAGET Conhecer o processo de raciocínio da criança. Elaborar interações ocorrendo em salas de aula entre as crianças, nas atividades em grupos, nas trocas de experiências. Provocar desequilíbrio da mente do estudante para que ele busque o reequilíbrio, numa construção de novos esquemas, que ele aprenda. Que há construção do conhecimento, e processo mental interno, processamento de informações memória e percepção. Postula que ao se deparar com algo novo, o indivíduo tenta remetê-lo a qualquer coisa com que já tenha tido contato, que já conheça. Experimentar, cometer erros e aprender com eles. Resultados devem ser construídos de modo gradativo e não mediante a transmissão pura e simples pelo professor. Práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo nos quais a tarefa do professor não era apenas a de transmitir. Predispõe a criança à percepção, à observação e à experimentação através da manipulação dos objetos, levando em consideração seu estágio de desenvolvimento.

FREUD O educador deverá saber as necessidades de seus alunos adequando às suas vivências. Dar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com