TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pisicologia Assistencia Social

Artigos Científicos: Atps Pisicologia Assistencia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA

PASSO I- JOSE M. GONÇALVES

Humilhação social, o próprio termo já diz do que se trata, pois é a marca da personalidade por imagens e palavras ligadas a mensagens de rebaixamento. São mensagens faladas em local pública: escola, trabalho, entre outros...

São gestos ou frases dos outros que introduz e não abandonam o corpo e a alma do humilhado, e estes vão levar a estranha e perturbadora lembrança de quem a eles se dirigiu com indiferença. Nesse caso, cabe o velho ditado popular “QUEM BATE ESQUECE, QUEM APANHA NUNCA ESQUECE”.

Sendo assim, podemos dizer que essa humilhação social ocorre economicamente e inconscientemente, pois é um fenômeno psicológico e político, já que nela o indivíduo se encontra inserido em ambientes onde existem barreiras criadas socialmente e, por sua vez, o indivíduo que sofre com a humilhação, constrói sobre si mesmo um armamento de isolamento, por ser culturalmente convencido de sua posição social inferior.O trabalhador fica na condições de humilhado pois torna se uma mercadoria para venda e troca de salário que no caso sua força muscular , pois tem necessidade de sobrevivência, concentra apenas em ganhar dinheiro para que sua família tenha o mínimo que seria alimento, saúde e moradia. O mesmo não se permite sai da condição de pobreza, “pois nasci assim e vou morrer assim”. O homem não se vê com direitos, pois não sabe usá-los ate porque se limita a condições de sua pobreza . Com isso se deixa excluir do meio social por ser pobre carregam os signos da exclusão , na fala da entrevistada percebe perfeitamente isso; “você esta naquele lugar mas você não se da o direito de esta ali”.Na condição de humilhado desce ate aos inferno dos direitos, mas encontra as porta fechada pelos seus preconceitos , seus medos da sua invisibilidade , deixando de lado a busca dos seus direito como Cida does . Assim sendo podemos observar nas entrevistas feita pelo autor uma melancolia das pessoas no sentido de buscar no outro o apoio a sua necessidade, de se identificar como grupo ,seja como comunidade ou sindicato, pois assim somam força para juntos saírem da condições de humilhados para se sentirem cidadães e serem reconhecidos

Etapa II- AVA DA SILVA

Segundo o texto de Ava a humilhação social começa pelo seu poder aquisitivo, por vezes vale o que se tem não o que se é de verdade, ficando para trás alguns valores humanos como o caráter, respeito mútuo entre outros.

Durante nossa vida encontramos pessoas fragilizadas emocionalmente e psicologicamente humilhadas seja por possuírem certa deficiência, ser mais velho, pela opção sexual, pela estética, religião, cultura, financeira e até mesmo racial.

Dessa forma as pessoas se sentem inferiores e na maioria das vezes sentem medo de demonstrar o que pensa ou até mesmo de dizer “quem sou eu”.

ETAPA III- Fernando Braga

Em um estudo de campo ficou comprovado o que já sabiam. O objeto de estudo foram os garis, pois eles sofrem com o descaso político e com a indiferença, arrogância de pessoas comuns iguais a eles, mas que se sentem melhor pelo fato de terem “status”, um emprego melhor ou até mesmo por obterem conhecimento científico superior.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com