TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pssicologia

Exames: Atps Pssicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  5.445 Palavras (22 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 22

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

AMANDA CRISTINA M. DOS A. CRIPPA – RA: 5817130878.

CRISTIANE SAVIELLO DE SOUZA – RA: 5312964118.

RENATA AP. DA SILVA PRADO VALÉRIO – RA 6318188041.

VERIDIANA S. DE S. FARAONE – RA: 5312965467.

São Paulo, SP.

Junho/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

AMANDA CRISTINA M. DOS A. CRIPPA – RA: 5817130878.

CRISTIANE SAVIELLO DE SOUZA – RA: 5312964118.

RENATA AP. DA SILVA PRADO VALÉRIO – RA 6318188041.

VERIDIANA S. DE S. FARAONE – RA: 5312965467.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Ellen Carla Alvarenga Verona.

São Paulo, SP.

Junho/2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância e as contribuições da psicologia para pedagogia, mais concretamente, teorias de aprendizagem, fatores que interferem no desenvolvimento humano, fatores que interferem no desenvolvimento de aprendizagem, atividades que estimulam a mente para aprendizagem e a contribuição dos jogos na educação e no desenvolvimento das crianças.

O objetivo deste trabalho e mostrar aos professores que com a psicologia adquirimos mais facilidade para o trabalho de aprendizagem e com o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos, assim respeitando às diferenças. Nós dando também conhecimentos para trabalharmos com cada aluno de acordo com suas dificuldades apresentadas.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecidas com algumas entrevistas, revistas e sites.

ETAPA1

Passo 1

Realização da leitura: Significado e sentido na aprendizagem escolar

Passo 2

Qual a importância da psicologia para a pedagogia e quais são as suas contribuições?

Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência, desde o nascimento até a idade adulta. Colabora para o atendimento dos processos biológicos e culturais.

A psicologia analisa o comportamento das pessoas e visa estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos no cotidiano.

Diante do crescente índice de problemas no cotidiano escolar como: indisciplina, dispersão, inconveniência, confusões enfim dificuldades que acabam afetando nas realizações das tarefas pedagógicas. A psicologia contribui com subsídios teóricos para o professor compreender praticas educativas e pedagógicas em sua atuação docente.

O professor que compreende o modo de agir de seu aluno obterá uma melhor qualidade de trabalho.

Passo 3

A contribuição da psicologia na educação é fornecer auxilio para  desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino. Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e  das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida.

A psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistematicamente no cotidiano das pessoas, chamada Psicologia do Senso Comum.

Já a psicologia, enquanto ciência que busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano tem sua origem na pesquisa racional, sistemática, caracteriza-se como Psicologia da Educação. Uma área onde tende aos questionamentos sobre a aprendizagem.

A importância da psicologia no processo-aprendizagem reside no conhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das praticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores e de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultado desse diálogo entre as três instâncias, que são:

- A realidade de quem aprende;

- A realidade do objeto a ser aprendido;

- A realidade de quem ensina.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das praticas pedagógicas instituídas, como sendo condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

Na Educação Infantil, ajuda no planejamento   e na dinâmica  das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o  conhecimento e a compreensão  do desenvolvimento da criança nas diferentes fases:

⦁ Na fase sensório-motora: que é a fase da formação da inteligência prática, se refere á manipulação de objetos, á percepção  e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com