TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Biografia De Freud

Monografias: Auto Biografia De Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Por que Freud abandonou a hipnose como técnica de tratamento?

Através de várias observações e percepções, Freud percebeu que haveriam várias inconsistências contra o a utilização da hipnose como forma de tratamento psicológico. Entre essas dificuldades encontra-se os esquecimentos vividos pelos pacientes após as sessões de hipnose. OS paciente não conseguiam acessar fatos importantes de sua vida, além de nem todos os pacientes conseguirem se submeterem a hipnose.

Freud também percebeu que os efeitos da hipnose eram, em sua maioria, temporários, e que os sintomas histéricos logo retornavam aos seus pacientes. Os mesmos sintomas, as mesmas paralisias e tremores, ou sintomas totalmente novos.

Para Freud, também seria necessário que os pacientes tivessem consciência plana durante a investigação(hipnose), para que assim compreendessem o porquê de seus traumas, para entende-las, para que assim seus sintomas fosses sarados.

Baseado em quê Freud afirmou que causa dos neuroses estava associada a infância de seus pacientes?

Através da observação de fatos ocorridos em sua própria infância e de seus pacientes, Freud concluiu que muitos dos sintomas neuróticos estavam relacionados com a sexualidade, objeto de múltiplas repressões e obstáculos.

Para Freud, a infância era determinante para o desenvolvimento da personalidade, pois considera que o comportamento sexual adulto está relacionado com as vivências infantis.

Freud afirma a existência de uma sexualidade infantil. A sexualidade exprime-se desde o nascimento, não se inicia apenas com o funcionamento das glândulas sexuais na puberdade.

Quando contradisse todas as concepções populares sobre sexualidade, e chegou às seguintes conclusões fundamentais

O que você entendeu acerca do conceito de inconsciente?

O inconsciente corresponde à maior parte de nossa mente. É uma área psicológica que possui diversas pulsões, tendências e desejos, principalmente de caráter sexual e afetivo, desejos esses que não possuímos consciência direta.

A grande revolução introduzida por Freud, consistiu precisamente na afirmação da existência do inconsciente.

O material inconsciente, tende a tornar-se consciente. Porém, há um conjunto de forças que se opõem a essa passagem. Freud compara o nosso psiquismo a uma grande sala - o inconsciente - a qual teria uma pequena antecâmara - o consciente. Na entrada da antecâmara há um vigilante que inspeciona as pulsões, os desejos, que querem passar. Se não lhe agradam, censura-os, impedindo a sua entrada, impossibilitando-os de se tornarem conscientes. Existe uma censura, que bloqueia a tomada de consciência do material inconsciente, que pode ser sujeito a

Um processo de recalcamento. O recalcamento constitui um dos mecanismos de defesa, inerente ao equilíbrio do indivíduo.

Posteriormente, Freud apresentou a organização do psiquismo através da estrutura id, ego e superego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com