TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Sigismund Freud

Pesquisas Acadêmicas: Biografia de Sigismund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a construção de um relatório contendo um panorama das contribuições de alguns teóricos da psicologia da educação, como Sigmund Freud, Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon.

Biografia de Sigismund Freud

Sigismund Schlomo Freud nasceu na região da Moravia, em 06 de maio de 1856,de quatro até aos 82 anos viveu em Viena. Em 1938 após a junção da Áustria á Alemanha pelos nazistas foi levado pra Londres, aonde veio a falecer de vitima de um câncer na laringe.

Freud trabalhou no laboratório de E.w.Von bruecke e depois na clina anatomista t.h.meynert, dedicando-se a neurologia e investigando a causas para paralisia cerebral em crianças. Em 1885 estudou em paris com Jean m.charcot por esse tempo trabalhou com o medico Joseph breur, em Viena utilizando-se da hipnose em tratamento de neuróticos.

Em 1895, publicou com Breuer “studien über hysterie” (estudo sobre a histeria). Em 1897, fez investigações sobre a resistência e a transferência em neuróticos. a mudança do método catártico (exposição verbal do paciente abre ação)para o psicanalítico deu-se nessa ocasião .Freud passou a utilizar seus princípios teóricos pra interpretar as reações de seus pacientes, e o seu método era ,então da associação de ideias de ideias ,associação livre.

Em 1909, ganhou o premio literário Goethe, na Alemanha. Em 1936, foi eleito para sociedade real da Áustria. Dois anos depois, mudou-se para Londres e ao falecer tinha uma obra de duas dezenas de livros Freud deixou muitas observações, muitos artigos e hipóteses antes de morrer “antes de criticar, devemos considerar qual é a própria experiência dos críticos e pensar se a posição honesta não é a de acercar-se se prejuízos à obra a considera-la com claro espirito cientifica”. Depois livre está cada qual para fixar sua posição “(dorin, 1979)”

Na área da psicologia da educação, Freud contribuiu com sua teoria quando ao estudar as doenças emocionais através de suas terapias, contribui com a pedagogia, pois a educação e desenvolvimento humano estão relacionados ao aparelho psíquico. Uma de suas teorias que pode ser aplicada ao ensino é a Projeção que consiste em lançar aos outros ideias e sentimentos, desejos que na verdade existem apenas em mim no momento. O aluno que se sente frustrado pela reprovação no vestibular começa a ver a irmã triste o pai acabado e a mãe infeliz.

A projeção pode ocorrer também em relação objetos em geral. Quando vemos, o céu maravilhoso, o tempo calmo e atribuímos qualidades para os animais que na verdade não possuem, pelo fato de não serem humanos, não possuírem cultura.

A compensação. É um mecanismo que permite ao individuo compensar certas

Deficiências físicas ou psicológicas através do desenvolvimento de determinadas

Habilidades. Um exemplo de compensação são os autistas da Síndrome de

Asperger que são capazes elaborar contas aos níveis de grandes gênios, mas não.

São capazes de interpretar gírias metáforas ou ironias.

A racionalização. Sugere quando individuo procura dar uma interpretação nada objetiva quando se sente incapaz ou inferiozado. Pelo menos a explicação justifica sua incapacidade ou deficiência. Este mecanismo pode ser bem ilustrado pela fabula. “A raposa e as uvas”.

Uma raposa que vinha pela estrada encontrou uma parreira com uvas madurinhas. Passou horas pulando tentando pegá-las, mas sem sucesso algum... Saiu murmurando, dizendo que não as queria mesmo, porque estavam verdes. Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão... Voltou correndo pensando ser as uvas, mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira. A raposa decepcionada virou as costas e foi-se embora de novo.

Moral da historia: Aqueles que não são incapazes de atingir sua própria meta tendem a depreciá-la, para diminuir o peso de seu insucesso.

Obras Citadas

dorin, l. (1979). enciclopedia de psicologia comtemporaea. são paulo: livraria editora iracema ltda.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Raposa_e_as_Uvas. (s.d.).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/contribuicao-da-psicanalise-para-educacao.php

Biografia de Jean Piaget

Jean Piaget nasceu no dia 09 de agosto 1896 na cidade Neuchâtel na Suiça, e faleceu aos 84 anos em 17 de agosto 1980, Piaget era considerado um prodígio, pois aos onzes já tinha seu primeiro artigo publicado sobre o pardal albino. Formou-se em filosofia e biologia pela universidade de Neuchâtel terminando seus estudos aos 22 anos. Mudou-se para Zurique onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagio em uma clinica psiquiatra. Estudou psicopatologia pela universidade de Sorbonne na França. No ano 1921, Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho de sua vida, ao observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas.

Desde que se interessou a desvendar o desenvolvimento da mente humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até as vésperas de sua morte, deixando aproximadamente 70 livros e mais de 400 artigos.

Teorias de Jean Piaget aplicadas à educação

Primeiro estagio, sensório motor: aproximadamente do nascimento a dois anos de idade.

“No período de operações a função da inteligência é coordenar percepções sucessivas e movimentos reais igualmente sucessivos, tais atos só podem reduzir a sucessões de estados, ligados por breves antecipações e reconstituições, sem alcançar jamais uma representação do conjunto.” A inteligência senso-motora procede como um filme em câmera lenta, do qual se veem sucessivamente todos os quadros, mas sem função, portanto sem a visão continua necessária á compreensão do conjunto.

A atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com