TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Biologicas

Ensaios: Bases Biologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

1. Herança multifatorial

1.1 Como ocorre a herança?

É uma estimativa estatística da contribuição da hereditariedade a variabilidade de um traço especifico num determinado momento, em determinada população. A herdabilidade não se refere à influência relativa da hereditariedade e do ambiente entre populações ou num determinado individuo.

A hereditariedade se expressa como um número que varia entre 0,0 e 1,0; quanto maior o número maior a herdabilidade de um traço, sendo que 1,0 significa que os genes são 100% responsáveis por diferenças no traço.

A herdabilidade não pode ser medida diretamente. Os pesquisadores em genética comportamental contam principalmente com três tipos de pesquisa: estudo de família, de adoção e de gêmeos.

2. Aconselhamento genético.

2.1 Como os testes genéticos podem auxiliar os futuros pais?

Eles podem avaliar seus riscos de gerarem filhos com defeitos genéticos ou cromossômicos. Pessoas que já tiveram um filho com defeitos genéticos, que tem um histórico familiar de doença hereditária, que sofrem de condições sabidamente ou que suspeitam de serem hereditárias, ou originárias de grupos étnicos, cujo risco de transmissão de alguns genes para certas doenças são maiores do que a média podem obter informações sobre suas probabilidades de produzirem indivíduos afetados.

3. Testes genéticos e engenharia genética.

O que difere os testes genéticos da engenharia genética?

Com o mapeamento do genoma humano os testes genéticos nos dizem a probabilidade de um individuo vir a apresentar uma determinada doença. Enquanto a engenharia ou terapia genética fazem a reparação ou substituição de genes anormais, embora em alguns momentos ela seja de grande valia em outros se mostra ineficaz.

Um exemplo bem sucedido é o rastreamento genético em recém-nascidos que previne o retardo mental; em outros casos crianças portadores de doenças autoimunes e tratadas com a engenharia genética, que posteriormente desenvolveram leucemia.

4. Algumas características influenciadas pela hereditariedade e pelo ambiente:

Quais as características influenciadas pela hereditariedade e pelo meio ambiente em casos de:

Obesidade/excesso de peso: A obesidade é uma condição multifatorial, porém estudos de gêmeos adotados por diferentes famílias indicam que 40 a 70% do risco é genético. A qualidade do alimento ingerido no lar pode aumentar ou diminuir esta probabilidade. O gene 10 vem sendo estudado como controlador do apetite.

Inteligência e sucesso na escola: Um ambiente estimulante desempenha um papel importante no desenvolvimento da linguagem e percepção, mesmo uma criança com inteligência inata de maior nível (geneticamente favorecida) dependerá de um ambiente enriquecido e estimulante para desenvolver todo o seu potencial.

Personalidade: Já existem estudos que relacionam traços específicos de personalidade como neurose por exemplo. Que pode contribuir para depressão. O percentual para se herdar traços de personalidade vai de 40% a 50%, há poucas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com