TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Biológicas I

Artigos Científicos: Bases Biológicas I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de exercícios de Bases II

Curso Medicina Veterinária

1) A fibronectina é um componente da matriz que se liga às integrinas na superfície celular, na sua seqüência RGD. A integrina tem um domínio citoplasmático ligado ao centro de nucleação da actina. Esta interação actina –integrina-fibronectina , faz com que a célula influencie no arranjo espacial dos componentes moleculares da matriz. O que ocorreria com esta interrelação num paciente com DAL.

2) Um paciente foi diagnosticado com alterações no colágeno da pele. Ao expor o caso em sala um estudante de medicina veterinária justificou o problema como deficiência de vitamina C. Um colega, discordou, alegando que o quadro caracterizava a Síndrome de Ehles-Danlos.

Pergunta-se:

a) Você concordaria com primeiro diagnóstico (deficiência de vitamina C) ou apoiaria a teoria da Síndrome de Ehles-Danlos? Justifique a sua resposta:

3) Durante o processo de fertilização, espermatozóides penetram a camada de células foliculares da corona radiata e ligam-se à zona pelúcida. Nesta ligação, eles liberam proteases e hialuronidase de seu acrossomo, facilitando deslocamento até o ovócito. Pergunta-se:

a)Qual a relação entre a quebra do ácido hialurônico, o estado de fluidez da MEC e a facilidade de deslocamento?

4) De que forma integrinas e selectinas (moléculas de adesão heterofílica célula-célula) contribuem para a migração de leucócitos até o local de combate aos patógenos na matriz?

4) Bactérias patogênicas se tornam bem sucedidas em causar infecção quando produzem hialuronidase e colagenase. Pergunta-se:

a) Considerando os substratos que são alvos da ação enzimática, de que forma a produção dessas enzimas potencializa a infecção?

5) Qual a função dos proteoglicanos? E cite dois exemplos de proteogliconas com seus respectivos tipos celulares;

6) Qual a finalidade do uso da desintegrina na célula tumoral? Como age essa proteína no tecido?

7) O que é Dal?

8) em feridas de maior severidade, forma-se a cicatriz. Neste caso qual o papel da mec e que relação há entre a produção de colágeno e a formação do quelóide?

9) qual a função da lâmina basal ? cite seus componentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com