TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases biológicas do comportamento e evolução

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje, nós humanos, somos resultados de algo que poderia ser considerado, talvez, como um aperfeiçoamento resultado de anos de modificações, tanto internamente como externamente. Neste trabalho apresentado, será evidenciado muito dos temas que são considerados afluentes do nosso processo inteiro de evolução.

1. Microevolução e Macroevolução



Microevolução e Macroevolução, por apresentarem prefixos totalmente distintos, estão enquadrados em uma mesma temática, a evolução em um módulo único. A Microevolução é definida para Mark Ridley (2006) como “ as mudanças evolutivas em uma pequena escala, como as mudanças de frequência gênicas em uma população.”. Por esta citação, exemplifico como os cães, raposas, lobos, todos em conjunto com suas diferentes raças. Apresentam esteticamente mesma postura, mesmo modo de andar, cauda, posição das orelhas, etc.. Mas também apresentam outras estruturas, como o aguçado olfato. A Macroevolução é definida para Mark Ridley (2006) como “ A evolução em grande escala; o termo refere-se a eventos em nível superior da espécie. O surgimento de um novo grupo superior, como o dos vertebrados, seria um exemplo macroevolutivo.”

2. Seleção Natural



A seleção natural como teoria, desenvolvida por Charles Darwin (1809-1882), e hoje é tida como a principal dentre as teorias da evolução. Apesar da confusão causada pelo termo, não caracteriza-se a seleção natural como a sobrevivência dos mais fortes, e sim dos mais aptos, sendo o mais apto não necessariamente mais forte, mas talvez mais ágil, talvez maior, talvez menor. No caso dos seres humanos, temos a capacidade de resolver problemas com maior amplitude (não necessariamente com maior facilidade), pois conseguimos encarar um problema e procurar uma resolução, citados problemas em um grau extenso de amplitude, de uma maneira mais prática e rápida que outros seres vivos.

3. Darwinismo



Darwinismo
pode se enquadrar em sua maior parte no item 2, da seleção natural, mas aqui encaixo a questão do Darwinismo Social, pois o ser humano além da questão física, também é um ser social, que necessita em uma parte da sua vida da vivência social. O ponto principal desta ideia é que o darwinismo como uma teoria que pressupõe a existência de comportamentos humanos que são determinados biologicamente, e deduzido em uma essência, que tais comportamentos, se biológicos, são imutáveis. Se a avareza, o egoísmo, a ambição pessoal, o ciúme e um sem número de outros comportamentos e manifestações psíquicas são determinadas ao nascer, não haveria a possibilidade de mudança, sobretudo, mudança social (Singer, 2002).


4. Ontogenia e Filogenia


“ A ontogenia recapitula a filogenia.” (Haeckel, 1872). A ontogênese, ou o desenvolvimento do indivíduo orgânico, a série de mudanças de forma que cada indivíduo passa durante todo o período de sua existência individual, é imediatamente condicionada pela filogênese. A filogênese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos. A ontogênese é o processo de modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento ocorre em todos os seres vivos. Piaget (1896-1980), criador da abordagem denominada Psicologia Genética, começou por estudar o modo como, cada indivíduo por si desenvolve o raciocínio.


5. Convergência adaptativa e divergência adaptativa

Convergência adaptativa é o processo evolutivo pelo qual determinados organismos não aparentados desenvolvem estratégias adaptativas semelhantes por estarem inseridos no mesmo tipo de habitat e obedecerem os mesmos condicionamentos ecológicos. Por exemplo as asas dos morcegos e asas de abelhas, que por exercerem a mesma função (a do voo), não correspondem com o mesmo ancestral em comum, sendo a dos morcegos ossos modificados e das abelhas um prolongamento do seu exoesqueleto..
Divergência adaptativa é o processo em que seres possuem o mesmo ancestral em comum, mas suas especificações em habitat diferentes fizeram com que desenvolvessem outras adaptações. Ou seja, em uma linguagem bem metafórica, são seres que tiveram “mesma origem”, mas seguiram caminhos distintos. E a convergência adaptativa são seres que “vieram de realidades diferentes, mas hoje seguem o mesmo caminho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com