TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behavior Setting

Artigos Científicos: Behavior Setting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 2

BEHAVIOR SETTING

Segundo Barker, entendidas como unidades ecocompatamentais que correspondem a padrões estáveis de comportamento que ocorrem em tempo e espaço determinados, ou seja, acontecimentos da vida diária em sua organização em sua interdependência que, segundo o autor, não se trata apenas de comportamento e de ambiente e sim de sua correlação. Então para a Psicologia, o conceito de BEHAVIOR SETTING, tem uma importância inestimável para o estudo das relações pessoa/ambiente, pois se relaciona dinâmica e, interdependentemente, a pessoa que se comporta, o comportamento que é exteriorizado e o ambiente que isso acontece, afirma o autor.

Por essa visão de Barker, entende-se esse conjunto de comportamentos como: Psicologia Ecológica, ou seja, “como o comportamento e as experiências das pessoas estão relacionadas com seus ambientes do dia a dia”. Observados por experiências de campo, e sem critérios pré-estabelecidos de classificação de comportamento, como a aplicação de questionários por exemplo.

BEHAVIOR SETTING, no sentido de Barker, são entendidos como unidades ou conjuntos naturais, limitados concretamente no tempo e no espaço, nos quais certos comportamentos que ocorrem dentro de um determinado “meio” específico aconteceriam sempre de forma semelhante. Esse ‘meio” seria a condição física e social periférica ao acontecimento. O autor adverte para a observação da interação não só com o meio físico, mas também com os outros participantes. A seguir, o autor lista algumas acontecimentos que caracterizam o BEHAVIOR SETTING ou não:

Localização geográfica determinada, Determinação temporal, População, Modelos de ação, Mecanismos de comportamento, Inserção, Pressão, Autonomia e Bem-estar. Lembra ainda o autor que: “A participação em um BEHAVIOR SETTING é determinada, de certa forma, através de um programa específico que, implica em um planejamento das atividades, as quais devem ocorrer em um determinado BEHAVIOR SETTING.

Barker e a construção do BEHAVIOR SETTING, e a inquestionável contribuição da Psicologia Ecológica, possibilitando a interpretação e análise das unidades básicas físico/espacial e social, nas quais a vida diária se desenvolve em seus acontecimentos, em diferentes áreas, como: Hospitais, Educação, Ciências, Cultura e Lazer, Esporte e outros mais. Finalmente, esse conceito de Barker, possibilita analisar qualquer área ou setor da vida diária real, conforme objetivos ou problemas que se busca investigar.

Vejo através do trabalho de Barker, que o homem não poderia mesmo ser visto separadamente do meio, físico e social, sendo estes influenciados e influenciadores do homem, através de um movimento continuo de ações o homem modifica e é modificado pelo meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com