TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Funcional Do Comportamento Verbal Em Verbal Behavior (1957) De B. F. Skinner

Trabalho Escolar: A Análise Funcional Do Comportamento Verbal Em Verbal Behavior (1957) De B. F. Skinner. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  9.361 Palavras (38 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 38

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

ISSN 1517-5545 versão impressa

Rev. bras.ter. comport. cogn. v.5 n.2 São Paulo dez. 2003

ARTIGOS

A análise funcional do comportamento verbal em Verbal Behavior (1957) de B. F. Skinner

The functional analysis of verbal behavior in Verbal Behavior (1957) by B. F. Skinner

Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos1, 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro

--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

Verbal Behavior (1957), de B. F. Skinner, propõe uma análise inovadora do comportamento verbal. Este artigo procura expor e exemplificar alguns dos conceitos e processos apresentados nesta obra para a análise funcional do comportamento verbal, tais como: conceito e classificação do comportamento verbal, sua análise funcional, a causação múltipla, o papel da audiência, o pensamento verbal, a comunidade verbal, a consciência, entre outros. Utilizam-se exemplos quotidianos e literários do comportamento verbal. Faz-se uma breve menção aos temas que têm sido pesquisados na área do comportamento verbal, assim como a algumas das dificuldades específicas de seu estudo. São propostas algumas questões de estudo.

Palavras-chave: Verbal Behavior (1957), de B. F. Skinner, Análise funcional do comportamento verbal, Operantes verbais, Linguagem.

--------------------------------------------------------------------------------

ABSTRACT

Verbal Behavior (1957), by B. F. Skinner, provides an innovative analysis of verbal behavior. This article presents and demonstrates some of the concepts and processes included in this work on the functional analysis of verbal behavior, such as: the concept and kinds of verbal behavior within a functional analysis and their organization, multiple causation, the role of the listener (audience), verbal thought, the verbal community, conscience, among others. Daily and literary verbal behavior are used as examples. Some of the questions that have been researched in the area of verbal behavior, as well as some of the specific difficulties of its study, are briefly mentioned and discussed.

Keywords: Verbal Behavior (1957), by B. F. Skinner, Functional analysis of verbal behavior, Verbal operants, Language.

--------------------------------------------------------------------------------

O exame do comportamento verbal é essencial para o poder teórico-explicativo da análise funcional do comportamento. É somente por essa via que esta parte da disciplina psicológica pode ser capaz de compreender, com maior sutileza, a subjetividade e também a cultura. Qualquer ciência humana que desconsidere os dois últimos tópicos deverá ser justamente acusada de fragilidade e inaptidão para lidar apropriadamente com seu objeto. Neste sentido, o mérito de Verbal Behavior (1957/1992), de Skinner, reside em que sua estratégia de orientação claramente reducionista não resulta em simplificação indevida do objeto de estudo. Suas teorias e conceitos têm-se revelado, na prática teórico-interpretativa primeiramente e, mais recentemente, na própria prática da pesquisa experimental, capazes de analisar questões com um grau de notável relevância e complexidade.

O estudo skinneriano do comportamento verbal é apresentado em Verbal Behavior como um exercício de interpretação referenciado em formulações sobre o comportamento, derivadas de rigorosos estudos experimentais, permitindo a compreensão da produção do comportamento verbal e delineando caminhos para seu estudo experimental.

Neste texto, vamos tratar de alguns itens do estudo do comportamento verbal: seu conceito, sua classificação através de uma análise funcional, seu método de estudo, o papel da comunidade verbal, o condicionamento do falante, entre outros. Seguindo o caminho de Skinner e baseando-nos em Verbal Behavior, vamos interpretar amostras de comportamento verbal, tendo em mente que as interpretações guardam sempre certa medida de arbitrariedade3. Em nosso contexto, interpretar significa especificar hipoteticamente variáveis ambientais funcionalmente relacionadas com a produção do comportamento verbal. Conseguimos fazer isto a partir do que sabemos sobre outros tipos, não-verbais, de comportamento e também porque somos falantes e ouvintes.

Alguns de nossos exemplos serão emprestados do clássico de J. M. Barrie, Peter Pan4, onde se conta a história do menino que não queria crescer e dos filhos do Sr. e da Sra. Darling, Wendy, a mais velha, João, o do meio, e Miguel, o menorzinho. Peter Pan os leva para a Terra do Nunca, onde viviam os seis meninos perdidos (Biriba, Tico, Sabido, Enrolado e os gêmeos), as sereias, os peles-vermelhas com sua princesa Lírio Bravo, as feras selvagens, as fadas e o Pássaro do Nunca. Ah, havia também os piratas, liderados pelo terrível Capitão Gancho!

O conceito de comportamento verbal

Segundo Skinner (1957/1992), o comportamento verbal é comportamento operante, agindo sobre o ambiente e sofrendo as conseqüências da alteração que provoca nele. Estas conseqüências – como o reforço e a punição – determinarão a probabilidade de emissão futura da classe de respostas que integram o operante. O que individualiza o comportamento verbal frente aos outros operantes é que, em seu caso, as relações entre a conseqüência provida pelo ambiente e a resposta são reguladas por práticas culturais. A conseqüência é apresentada pelo ouvinte cujo comportamento conseqüenciador já foi, no passado, instalado por sua comunidade verbal5. Posso obter o reforço “água”, por meu comportamento não-verbal, andando até a cozinha, abrindo a geladeira, pegando uma garrafa de água, despejando água em um copo, etc. Enfim, as relações entre meus comportamentos e a parcela do ambiente que preciso manipular para obter a água são descritas completamente por leis relativas às contingências de reforçamento mantidas pelo ambiente físico, como por exemplo, as leis da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com