TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Artigos Científicos: Behaviorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Psicologia: Behaviorismo

1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

R: O fundador do é John B. Watson e as denominações dessa tendência teórica são comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.

2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?

R: O objeto da psicologia é o comportamento e é caracterizado como um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

R: O Behaviorismo estuda as interações do indivíduo com o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

R: É B. F. Skinner (1904-1990).

5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.

R: O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, etc.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.

R: São interações estimulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas nas quais certos eventos ambientais eliciam certas respostas do organismo que depende de “aprendizagem”. Exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição dos vasos sanguíneos, caracterizando o comportamento como respondente. Esse comportamento será acompanhado de uma modificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição vascular também será induzida. Suponha, agora, que a sua mão direita seja mergulhada na água gelada um certo número de vezes, em intervalos de três ou quatro minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Lá pelo vigésimo pareamento do som da campainha com a água fria, a mudança de temperatura nas mãos poderá ser eliciada apenas pelo som, isto é, sem necessidade de imergir uma das mãos. Então, a água é um estímulo incondicionado, e o som, um estímulo condicionado.

7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.

R: O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana — dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto. Exemplos: fazer uma leitura de um livro, escrever uma carta, chamar o táxi com um gesto de mão, tocar um instrumento, etc.

8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.

R: O comportamento operante refere-se à interação sujeito-ambiente. Nessa interação, chama-se de relação fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a emissão da resposta) e as consequências. É considerada fundamental porque o organismo se comporta (emitindo esta ou aquela resposta), sua ação produz uma alteração ambiental (uma consequência) que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em função das consequências criadas pela nossa ação. As consequências da resposta são as variáveis de controle mais relevantes. Exemplos: dançar para estar próximo do corpo do outro, mexer com uma garota para receber seu olhar, abrir uma janela para entrar a luz etc.

9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.

R: Reforço é toda consequência que seguindo uma resposta altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

Reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Exemplo: No experimento na caixa de Skinner, o rato privado de água, é liberada uma gota de água quando o rato pressiona a barra. Nesse caso a água é um reforço positivo, pois estimula a resposta de pressão a barra.

Reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Exemplo: Um rato recebe choques elétricos em um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumento o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.

10. Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com