TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Levando em consideração o temas o tema proposto na ATPS.

Fizemos o estudo e verificamos as seguintes pontos considerados uns dos mais importantes, não que os demais não o sejam. A psicologia como ciência que estuda o comportamento humano e sua interação com o ambiente em que vive, tem seu papel na educação ajudando os professores a entender seus alunos e de maneira mais fácil leva-los a concluir seus objetivos.

A partir desta pesquisa estaremos relatando o que entendemos sobre Behaviorismo, Gestalt, Psicanalise,Construtivismo-Piaget, Vygotsky.E fazendo simulação de como podemos aproveitar essa aprendizagem.

Behaviorismo:

OBehaviorismo é o ramo da psicologia que estuda o comportamento. Essa ciência acredita no fato de que todo o comportamento vem por meio de aprendizado sendo por associação, que certos estímulos nos levam a determinadas respostas podendo ser elas segundo alguns psicólogos a razão metodológica e a razão histórica. Na metodológica se tem a necessidade de dividir o objeto de estudo para investigação, já na histórica os termos são mantidos devido ao seu uso generalizado.

Vejamos alguns dos processos do Behaviorismo; Comportamento respondente, neste podemos usar como exemplo as pupilas que se contraem quando recebem uma forte luz sobre os olhos, o arrepio na pele ao receber um lufada de ar frio. Essas são respostas que vem direto do organismo independente de aprendizagem.

Comportamento operante, é o que proporciona a aprendizagem do comportamento agindo sobre o mundo em função de consequências criadas por uma ação. Como por exemplo digitar em um teclado de computador, varrer a casa, manusear uma máquina em uma empresa.

Eventos consequentes, como o próprio nome diz vem de consequências que podem ser punidoras, aversivas ou reforçadoras. Punidoras ou aversivas quando diminuem sua frequência, reforçadoras quando aumentam a frequência.

Esses são apenas alguns dos benefícios do Behaviorismo que podem ser utilizados desde clinicas, empresas até nas escolas nos levando a um maior aproveitamento das qualidades de cada aluno.

Gestalt:

A Gestalt é a terapia baseada no aqui e agora, tem como principal objetivo fazer as pessoas restaurarem o seu eu interior o contato consigo mesma mas também com o mundo e com as outras pessoas. Ela acredita que todo ser humano pode se realizar e desenvolver seu potencial. Através de fenômenos psicológicos e tendo relação com a percepção é que são baseados os estudos na Gestalt. Que está dividida em leis princípios sendo elas:

Insight, tomada de consciência, o click que ocorre quando se compreende algo.

Boa forma, o cérebro procura compreender os fenômenos ocorrentes de forma mais fácil.

Proximidade, agrupamento de elementos mais próximos seguindo uma lógica.

Figura-fundo, é o que emerge sobre o fundo o contorno da figura.

Semelhança-similaridade, sugere a proximidade na aparição de elementos similares.

Fechamento-complementação, o cérebro tende a perceber os fenômenos de forma mais simples para melhor compreensão.

Psicanálise:

A psicanálise foi criada por Freud, por volta do século XIX / XX, com o intuito não de criar convicções mas sim estimular o pensar e derrubar preconceitos. Para a psicanálise as reações e ações humanas tem base biológica, as pulsões inatas, os desejos vontades.

Nosso psíquico foi dividido por Freud para melhor compreensão.

Pré-consciente, é o que está no subconsciente e pode vir à tona em qualquer momento.

O consciente, o agora, consciente é consciente apenas por um momento.

Inconsciente, é onde nós temos a maior parte da nossa vida mental e não é facilmente lembrada.

São ideias, sentimentos, experiências reprimidos. O inconsciente se manifesta por atos falhos, erro na fala e memoria, pensamentos palavras que são expressas acidentalmente.

Com base nisso Freud adotou os conceitos, ID, Superego e Ego.

ID, busca a satisfação imediata sem tomar conhecimento das circunstancias da realidade. .

Superego, este desenvolve desde o início da vida, quando a criança assimila as regras ensinadas por seus pais ou responsáveis podendo ser punido ou recompensado.

Ego, o ego serve de mediador entre o id e as circunstancias do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com