TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Pesquisas Acadêmicas: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo

O behaviorismo (comportamentalismo) foi fundado por John Watson, nos Estados Unidos da América. Para Watson, a Psicologia não devia ter em conta nenhum tipo de preocupações introspectivas, filosóficas ou motivacionais, mas apenas os comportamentos objetivos, concretos e observáveis, defendendo a concepção funcionalista, isto é: - “o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio” (TEIXEIRA, 2007, p.44).

Os psicólogos behavioristas estudavam os eventos ambientais (estímulos), o comportamento observável (respostas) e como a experiência influenciava o comportamento, as aptidões e os traços das pessoas, mais do que a hereditariedade. A base do behaviorismo é de que um estímulo provoca sempre a mesma resposta, pelo que não só seria possível prever os comportamentos, mas igualmente controlar a produção desses comportamentos.

Esse ponto de vista reforçou a imagem da psicologia de semelhança entre o homem e a máquina. "Insere-se um estímulo em uma das pequenas aberturas para, em seguida, sair um pacote de reações" (Burt, 1962, p. 232).

Watson efetuou um conjunto de experiências acerca de comportamentos infantis, com o intuito de alargar o conhecimento no campo da psicologia experimental e comparada. Uma dessas experiências ficou conhecida como o caso do bebê Albert, sendo o objetivo desta experiência testar a idéia da origem do medo, quanto a ser inato ou aprendido como uma resposta condicionada. O “pequeno Albert” era exposto a um coelho branco, um rato branco e um macaco, juntamente com outros objetos. A experiência começou com Albert a brincar livremente com o rato branco, e sempre que ele tocava o animal, Watson fazia um barulho alto ao bater numa barra de aço com um martelo, originando o choro da criança. Após várias repetições da experiência, constatou-se que Albert desenvolveu sentimentos de medo em relação aos animais, e chegou-se à conclusão que o medo foi aprendido como resposta a um estímulo.

Watson acreditava que podia gerar qualquer comportamento a partir de determinados estímulos, e afirma o seguinte: - “Dêem-me doze crianças sadias, de boa constituição, e a liberdade de poder criá-las à minha maneira. Tenho a certeza de que, se escolher uma delas ao acaso, e puder educá-la, convenientemente, poderei transformá-la em qualquer tipo de especialista que eu queira – médico, advogado, artista, grande comerciante, e até mesmo em mendigo e ladrão – independente de seus talentos, propensões, tendências, aptidões, vocações e da raça de seus ascendentes”. (John B. Watson, 1878-1958).

B.F.Skinner (1904-1990) formulou o chamado Comportamento Operante, que caracteriza a maioria de nossas interações com o meio ambiente. Seus experimentos, a exemplo da “caixa de Skinner” onde um ratinho ao pressionar uma barra acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água (reforçamento positivo, que oferece algo ao organismo), e posteriormente ao receber choques, pressionava a barra a fim de cessá-los (reforçamento negativo, que permite a retirada de algo indesejável), demonstrou que o que propiciava a aprendizagem de um determinado comportamento é a ação do organismo sobre o meio e o seu resultado (relação entre causa e efeito), levando-nos a entender a idéia que, agimos ou operamos sobre o mundo em função das conseqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com