TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Resenha: Behaviorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com o Behaviorismo a aplicação dos conceitos tem sido apresentada na metodologia educacional.

Outra área também tem usado para essas técnicas tais como clinicas psicológica, e trabalhos educativos com crianças especiais.

De acordo com Skinner ele se propôs a substituição definitiva das praticas punitivas pelos os procedimentos adotados pelo behaviorismo

Kauê (nome fictício) é uma criança de 4 anos. Sua mãe nunca deixa de leva-lo a creche, com exceção de um dia a cada duas semanas para acompanhamento no psicólogo. As crianças que chegam primeiro que ele está brincando nos cantos da sala.

Kauê chega guarda sua mochila e em seguida vai até um amiguinho e toma seu carrinho. O amigo o pega de volta e kauê o morde. A criança chora e conta á professora, ela chama kauê e conversa com ele explicando que não se deve bater e nem morder os amigos depois pede para ele se desculpar, e ele se nega saindo correndo pela sala.

Em seguida vai em direção a um grupinho que estão brincando com lego (peças que se encaixam uma na outra) e jogas as peças ao chão, as crianças chamam a professora e contam o que ele fez. Novamente a professora o chama para conversar e ele sai correndo, ela o pega e o coloca sentado explicando o porquê ele ficará sentado.

Ele escuta olhando-a fixamente, quando ela se afasta ele sai e vai pegar brinquedo de outra criança. Na hora do almoço ele não come e joga a comida na cara de outras crianças, a professora conversa e tenta fazê-lo comer, mas ele se recusa.

Hora de dormir ele continua mexendo com as crianças, puxa cabelo das meninas, pega chupeta, chuta então a professora o pega e coloca sentado ao seu lado, ele chora escandalosamente até que cansa e acaba dormindo. Todos os dias se repete a mesma coisa. A mãe é chamada na escola para conversar sobre o comportamento dele na creche.

Ela diz que em casa ele não tem essas atitudes, não é agressivo. Informa que tem 2 filhos sendo ele o mais velho. Fala que ele sempre teve atenção, conversa muito com ele, e passou a levá-lo ao psicólogo por orientação dos professores. Ela fala que o psicólogo diz que ele só é uma criança ativa.

Conclusão

De acordo com o behaviorismo o comportamento que kaue tem é um comportamento Inadequado, uma vez que a criança tem a consciência do que esta fazendo, mais mesmo assim continua se comportamentando dessa forma sendo que na sua casa e totalmente diferente.

De acordo com Skinner esse comportamento levaria a uma punição de comportamental pôr, as mesmas começaram a ser questionadas sobre as formas de punição exemplos: deixando a criança isolada, dar palmadas, fazer varias copias de um texto etc... Como uma forma punitiva.

De acordo com a teoria a criança ela age dessa forma afim de chamar atenção das pessoas como em sua casa ele não tem esse comportamento , na escola por ser mais crianças ele que ser sempre ser o coentro das atenções mesmo que isso signifique fazer algo que sabe que errado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com