TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo

O Behaviorismo , é uma teoria criada por John B. Watson, em 1913, que estuda o comportamento humano.Segundo essa teoria, o comportamento dos indivíduos é mensurável,observável e controlável.

Nosso comportamento muitas vezes é explicado pelas condições que o dia-a-dia traz ao indivíduo, existindo assim diversos tipos de comportamentos, positivos e negativos.

As condições psicológicas do ser humano nem sempre decidem a reação do mesmo, pois o que se pode ver ou presenciar ainda que esporadicamente, também pode conduzir a determinadas reações.

A idéia de se ter sob controle as atitudes e reações de alguém não é uma verdade absoluta, pois diante de certas situações, pressões, provocações etc. O indivíduo pode ter reações inesperadas, uma vez que ninguém controla o que se passa no interior de outrem. Muitas vezes a reação acontece sem esperar, sendo provocada de forma inconsciente e involuntária.

Entretanto, é possível também de forma dependente induzir por diversos fatores alguém agir e se comportar, por exemplo, de forma mais passiva,ativa, negativa ou positiva, por exemplo, fazer o ser humano refletir e até mesmo mudar sua postura sobre algo, é uma forma de controlar e condicionar o indivíduo a mudança de seus atos ou pensamentos, também levar o outro a reagir à determinada situações, por exemplo, receber ajuda por ter ajudado, bater por ter apanhado.

Sendo assim,pode-se dizer,basicamente que o Behaviorismo é o que chamamos de estímulo e resposta condicionada, ou seja, sempre que o um fato acontece a pessoa reage igual. Podemos tomar como exemplo em sala, um aluno que gosta de chamar a atenção. Sempre que o mesmo quer isso, ele faz certos tipos de brincadeiras. Se os outros alunos demonstrarem algum tipo de interesse,sempre que ele querer chamar a atenção, brincará novamente. Ou até mesmo em casos de crianças pequenas, em que as mesmas choram para conseguirem o que desejam. Se os outros que estão em sua volta cederem ao choro, sempre que ela desejar algo chorará. Ou seja os conceitos de estímulo e resposta nunca são entendidos separadamente. Qualquer evento do meio torna-se um estímulo se for seguido por uma resposta.

Porém o comportamento do ser humano é passível de análise e estudos, e talvez jamais saibamos o que se passa realmente com o comando chamado cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com