TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Artigo: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

BEHAVIORISMO

Através do behaviorismo podemos afirmar que o comportamento pode ser controlado. O comportamento como objeto da psicologia, dava a essa ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos, sendo os behavioristas os primeiros da ciência do comportamento a se aproximar de propostas explicativas dos termos psicológicos, observando os critérios de objetividade, sendo que esses critérios foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente a tradição filosófica.

Tipos de behaviorismo

Behaviorismo Radical foi desenvolvido não como um campo de pesquisa experimental, mas sim uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano.

Behaviorismo Metodológico termo que foi primeiramente utilizado por Watson, em 1945, para se referir proposta de ciência dos positivistas lógicos, ou neopositivistas, que tiveram grande influência nas ideias dos behavioristas norte-americanos da primeira metade do século XX.

O Behaviorismo Filosófico, também chamado Behaviorismo Analítico e Behaviorismo Lógico, consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a ideia de estado mental, ou disposição mental, é, na verdade, a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais.

O Behaviorismo Clássico postulava que todo comportamento poderia ser modelado por conexões S-R (Estimulo-Resposta); entretanto, vários comportamentos não puderam ser modelados desta maneira. Em resposta a isso, vários psicólogos propuseram modelos behavioristas diferentes em complemento ao Behaviorismo Watsoniano.

Behaviorismo afirma que o comportamento não depende tanto mais dos estímulos quanto da história de aprendizagem ou da representação do ambiente do indivíduo. Por exemplo, independentemente de quanto se estimule uma criança para que informe quem quebrou um objeto, a criança pode simplesmente não responder, por estar interessada em ocultar a identidade de quem o fizera. Do mesmo modo, estímulos para que um indivíduo coma algum prato exótico podem ser de pouca valia se o indivíduo não vir o prato exótico como um estímulo em si. Esta crítica só tem validade se for aplicado ao behaviorismo clássico de Watson, o behaviorismo radical de Skinner leva em conta, como ilustrado pelo nível ontogenético, a história de vida do indivíduo na predição e controle do comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com