TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

O Behaviorismo ou teoria comportamental ou ainda comportamentalismo, é um ramo da psicologia que estuda o comportamento.

A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta. De acordo com o pensamento comportamentalista, a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.

Ivan Pavlov (1849-1936), que ganhou o Prémio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre a atividade digestiva dos cães. Pavlov descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à "chegada de comida" - ver a clássica experiência do cachorro de Pavlov. A este fenômeno de associação ele denominou de condicionamento clássico. A partir das descobertas de Pavlov, tornou-se possível a investigação empírica da relação entre o organismo e o meio.

Os três postulados centrais do Behaviorismo são:

* A Psicologia é a ciência do comportamento, e não a ciência da mente.

* O comportamento pode ser descrito e explicado sem recorrer aos esquemas mentais ou aos esquemas psicológicos internos.

* A fonte dos comportamentos é o ambiente (que pode ser inclusive os órgãos internos) e não a "mente" interna individual

Façamos uma distinção entre as Escolas Psicológicas do Estruturalismo e do Funcionalismo, visto que em muitos casos, ocorre uma indiferenciação entre suas funções e bases. Primeiramente iremos esclarecer alguns pontos relativos ao Estruturalismo. [BR] O ESTRUTURALISMO teve como expoente maior Titchener, discípulo de Wundt considerado o pai da Psicologia. [BR]Segundo o Estruturalismo a Psicologia é a ciência da consciência ou da mente, sendo que a última , ou seja, a mente, seria a soma total dos processos mentais. Para Titchener, cada totalidade psicológica compõe-se de elementos, sendo que a tarefa da Psicologia seria a de descobrir quais são os elementos, qual o verdadeiro conteúdo da mente e a maneira pela qual é estruturada. [BR]Titchener é adepto do paralelismo psicofísico , ou seja, distingue o físico da mente. [BR] De forma resumida, podemos dizer que os pontos centrais sugeridos por Titchener são: O OBJETO É A CONSCIÊNCIA, A RELAÇÃO MENTE X CORPO É O PARALELISMO, O MÉTODO É A INTROSPECÇÃO, EMBORA TAMBÉM DEFENDA O USO DA EXPERIMENTAÇÃO, E A QUESTÃO É DESCOBRIR " O QUE", " O COMO", E O " POR QUE" DE SEUS ELEMENTOS. [BR]O Estruturalismo procura entender a concatenação da unidade no todo. [BR] Falemos agora sobre o FUNCIONALISMO segundo o qual a consciência exerce uma atividade adaptativa e é também um instrumento destinado a ajustar a ação. Dito de outra forma, a consciência seria um instrumento destinado a resolução de problemas. O Funcionalismo teve William James com um de seus pioneiros. [BR]O Funcionalismo encara a Psicologia como sendo o estudo da vida psíquica, considerada como um instrumento de adaptação ao meio. [BR] Desta forma acredito que algumas das dúvidas relativas as propostas do Estruturalismo e do Funcionalismo, possam ter sido esclarecidas.

A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. A redução fenomenológica, é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo. Coisas, imagens, fantasias, atos, relações, pensamentos eventos, memórias, sentimentos, etc. constituem nossas experiências de consciência.

Ou seja, é o modo como o conhecimento do mundo acontece, a visão do mundo que o indivíduo tem.

Qual é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com