TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Pesquisas Acadêmicas: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 3

A TEORIA DO BEHAVIORISMO

BEHAVIORISMO. [Do inglês behaviour, “comportamento”.] Psicologia objetiva, iniciada por Watson e desenvolvida por Skinner, que se baseiam exclusivamente nos aspectos observáveis do comportamento exterior, com exclusão dos dados da consciência. O comportamento é explicado pelas relações entre estímulo e resposta, a partir do fenômeno do reflexo condicionado. (Transcrição do vocabulário do livro de Filosofia da Educação, Aranha, Maria Lúcia de Arruda; São Paulo: Moderna, 2006). Pág. 307.

O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto das associações estabelecido durante sua vida entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais). (Transcrição do capítulo 3 do livro de BOCK, Ana; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992). pág. 38-47.

Skinner aperfeiçoou os estudos do condicionamento clássico ou pavloviano e, a partir de experiências e ratos, estabeleceu as leis do condicionamento instrumental (ou operante, também chamado skinneriano). (Transcrição do capítulo 10 do livro de Filosofia da Educação, Aranha, Maria Lúcia de Arruda; São Paulo: Moderna, 2006). Pag. 162.

O comportamento operante é o comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana - desde os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar objetos, olhar os enfeites do berço, até os comportamentos mais sofisticados que o adulto apresenta. Como nos diz Keller (op. cit.), o comportamento operante "inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm um efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente". (Transcrição do capítulo 3 do livro de BOCK, Ana; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992). pág. 38-47.

Assim como podemos instalar comportamentos, podemos "descondicionar uma resposta". Skinner trabalhou nesse processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados e denominou-o extinção. Outra forma de extinção do comportamento é a chamada punição. A extinção, pela suspensão do reforço, é uma maneira demorada de "eliminar" uma resposta. Quando se trata de eliminar um comportamento muito inadequado e que possa trazer perigo ao próprio organismo é preciso usar uma técnica mais eficiente. Sabendo que todo o organismo tende a fugir de estímulos aversivos, indesejáveis, é possível dosar a intensidade desses estímulos para, sem agredir o organismo, desestimulá-lo a continuar emitindo uma determinada resposta. (Transcrição do capítulo 3 do livro de BOCK, Ana; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992). pág. 38-47.

A principal área de aplicação dos conceitos apresentados tem sido a educação. São conhecidos os métodos de ensino programado e o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.

Entretanto, outras áreas também têm recebido a contribuição das técnicas e conceitos desenvolvidos pelo behaviorismo, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com