TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Monografias: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  5.658 Palavras (23 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 23

Psicologia Comportamental (ou Behaviorismo)

*Principais autores e conceitos de cada teoria:

O behaviorismo é uma teoria que estuda eventos psicológicos a partir de evidências comportamentais e se apresenta como uma psicologia objetiva em oposição ao subjetivismo. Segundo Graham (2007), o behaviorismo é uma doutrina que entende a psicologia como ciência do comportamento e não da mente. Nessa perspectiva, o comportamento é explicado sem referência a eventos mentais, pois estes podem ser traduzidos em conceitos comportamentais. Graham esclarece que essa teoria tem suas raízes no associacionismo clássico dos empiricistas britânicos John Locke e David Hume que viam o comportamento inteligente como produto da aprendizagem associativa. Humanos e animais aprenderiam ao fazer associações entre experiências e estímulos de um lado com ideias e pensamentos de outro.

Watson (1924) e Skinner (1957) tiveram forte influência sobre as teorias de aprendizagem em geral e, especialmente, sobre a visão de aquisição de línguas maternas e estrangeiras.

*Postura do professor e sua relação com o aluno:

A escola direciona os comportamentos dos alunos segundo determinadas finalidades sociais. O conteúdo pessoal será socialmente aceito. Os conteúdos programáticos serão estabelecidos e ordenados numa sequencia lógica e psicológica. É matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável. Em uma abordagem behaviorista (comportamentalista), o professor é considerado transmissor de conhecimento ao aluno e administra as condições da transmissão do conteúdo. Nesta teoria o professor é considerado um planejador e um analista de contingências. O professor deverá decidir os passos de ensino, os objetivos intermediários e finais com base em critérios que fixam os comportamentos de entrada e os comportamentos que o aluno deverá exibir durante o processo de ensino. O papel da educação aplicando esta teoria é manter um equilíbrio entre o real e os ideais dos indivíduos, isto é, de revolucionário no plano das ideias, ele se transforma, no plano das ações. O professor interage com as crianças em uma fase fundamental que é quando acontecem os processos interpsíquicos (partilhados entre pessoas), portanto a educação é o que forma o indivíduo para a vida.

*Visão Pedagógica sobre a aprendizagem:

Com certeza esta teoria é muito útil para o trabalho pedagógico, ela foca o comportamento com o meio em que os fatos ocorrem, portanto, é importante para aprendizagem do educando, podendo ser aplicada em qualquer situação e meio. O ponto de partida desta teoria baseia-se no conhecimento e é constituído pelas ações do sujeito sobre o Real. Por meio dessas ações, não se modificam os objetos em si, mas o sujeito se limita a reuni-los ou a seriá-los sob a forma de classes de relações ou de números. Tais ações não modificam o objeto, apenas permitem coordená-los. [Ex. da criança com os objetos em posição permutante ABC]. Em não se tirando qualquer característica particular dos objetos como tais, a coordenação dessas ações vem a agrupá-los entre eles sob a forma de operações lógico-aritméticas, e as deduções resultantes dessa organização de operações caracterizam o que se chama a função implicadora do pensamento. Porque em síntese, nessa abordagem, o sujeito produtor de conhecimento não é um mero receptáculo que absorve e contempla o real nem o portador de verdades oriundas de um plano ideal; pelo contrário, é um sujeito ativo que em sua relação com o mundo, com seu objeto de estudo, reconstrói (no seu pensamento) este mundo. O conhecimento envolve sempre um fazer, um atuar do homem.

*Metodologia de ensino e aprendizagem:

São conhecidos os métodos de ensino programado e o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino, portanto, esta teoria é muito utilizada na educação. Os aspectos citados nesta teoria subordinam-se em um sistema único e pessoal e vão-se exteriorizar na construção de um projeto de vida e é através da educação que podemos direcionar a prática da psicogênese para formar um indivíduo adaptado a realidade para que ocorra sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele. Para essa corrente, as interações socioculturais são excluídas na formação das estruturas comportamentais e cognitivas da pessoa. Nessa perspectiva, o entendimento é o de que a educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas. Os postulados inatistas subestimam a capacidade intelectual do indivíduo, na medida em que seu sucesso ou fracasso depende quase exclusivamente de seu talento, aptidão, dom ou maturidade. Desconfiam, portanto, do valor da educação e do papel interveniente e mediador do professor Consequentemente, o desempenho dos alunos na escola deixa de ser responsabilidade do sistema educacional. Assim, no que tange ao impacto educacional trazido por essa acepção, esse paradigma promove uma expectativa significativamente limitada do papel da educação para o desenvolvimento individual.

*Formas de Avaliação:

A avaliação está voltada aos aspectos mensuráveis e observáveis do comportamento. Visa ao progresso do aluno e é feita através de testes, desconsiderando todo o processo de aprendizagem. O papel da avaliação na aprendizagem supervaloriza o acerto (a incidência de erro deve ser igual a zero). A avaliação deve ser feita por itens, para que haja controle do estímulo-resposta.

A teoria comportamentalista, tem as seguintes considerações sobre a avaliação do aluno (HACK, 1999):

o O escopo da avaliação deve ser discreto, com habilidades isoladas;

o Como forma de avaliação tem-se os testes objetivos e com respostas curtas;

o O teste deve ser aplicado em uma única ocasião;

o A avaliação é individual;

o O uso de tecnologias restringe-se a softwares para correção de provas;

o Nos cursos a distância a maioria das questões são objetivas e o sistema fornece os escores de acertos e erros.

Sabemos que a teoria Behaviorista trouxe várias contribuições para a educação, porém não atinge o ser em sua complexidade e nem resolve a questão interna dos processos de ensinar e aprender.

http://www.veramenezes.com/behaviorismo.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com