TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Resenha: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

O behaviorismo radical, como filosofia da ciência do comportamento formulada por B. F. Skinner, tem sido desde sua criação alvo de inúmeras críticas e tentativas de rotulação. Dentre as principais críticas está a noção amplamente divulgada de que o behaviorismo radical e sua ciência, análise experimental do comportamento, adotam uma postura eminentemente mecanicista. Para tentar demonstrar o equívoco deste tipo de afirmação, este ensaio busca uma possível interpretação e contextualização do desenvolvimento do behaviorismo radical, no qual se destaca, principalmente, a necessidade de observar que apesar de Skinner ter iniciado seus estudos de psicologia dentro de uma tradição mecanicista, ele cedo adota uma posição que tem como função criticar e afastar-se deste tipo de pensamento.

A história do behaviorismo radical é marcada por polêmicas, incompreensões e contradições apresentadas tanto por seus críticos, quanto por seus adeptos. Entre as possíveis explicações para tantos mal-entendidos, podemos citar a dificuldade de contextualizar o sistema explicativo skinneriano de acordo com seu desenvolvimento histórico, metodológico e conceitual. Desenvolvimento esse que se deu de forma constante entre os anos de 1931 e 1990. Como conseqüência desta situação, observamos caracterizações (quase caricaturais) do behaviorismo radical que não levam em consideração as mudanças drásticas, mas que foram construídas de forma gradual, que esse sistema sofreu no curso de seu desenvolvimento.

Uma dessas principais incompreensões está provavelmente vinculada à idéia amplamente divulgada por não-behavioristas de que esta abordagem é conivente com uma visão mecanicista de ciência e homem. Assim, alguns aspectos como certeza absoluta, relações de necessidade e determinismo rígido são citados por muitos críticos como partes constituintes dos fundamentos dessa filosofia e de sua ciência, a análise experimental do comportamento. Neste sentido, a função deste trabalho é apresentar alguns argumentos capazes de mostrar que, apesar de Skinner ter iniciado seus estudos de Psicologia em um contexto mecanicista, e de haver indícios deste modelo em seus trabalhos iniciais, cedo ele demonstra um afastamento desta posição. Isso acontece inicialmente por meio da adoção do conceito de relações funcionais, apresentado pelo físico e filósofo da ciência Ernst Mach e, posteriormente, devido à forte influência do modelo selecionista de Darwin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com