TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Artigo: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Artigo  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo

De forma geral, o behaviorismo apareceu em 1913, com Watson, a partir de um artigo que condensava a tendência objetivista da época: propunha a substituição da consciência pelo comportamento enquanto objeto de estudo, ao mesmo tempo em que sugeria o uso da observação, em contrapartida à introspecção, como instrumento predileto de acesso às atividades humanas. Outros, posteriormente, incluíram estes conteúdos como importantes e pertencentes à natureza humana, mas, por conta das dificuldades instrumentais, tecnologias e de procedimentos de observação, sinalizariam no sentido de não constituírem parte dos estudos de uma ciência objetiva, por isso seguiu-se-lhe a proposta de Skinner que acolheu claramente a o Behaviorismo Radical. A expressão radical, ao invés de sinonimizar qualquer estrutura teórica inescrutável, minimalista ou de imposição, representa objetivamente que o comportamento (behavior) constitui, por excelência, a raiz investigativa, para melhor compreender os mais profundos enigmas humanos. Tomar o behaviorismo como referência é o mesmo que focar as interações entre organismos e ambientes em que estes se inserem.

Diante de condições ambientais específicas, as consequências para um certo conjunto de respostas selecionadas é que são responsáveis pelo aumento e redução de ocorrências de respostas similares na perspectiva de que as mesmas condições de ambiente se repitam, daí vem a ideia de classe de resposta e consequências equivalentes.

Alguns princípios estão consolidados enquanto imprescindíveis e típicos dessa abordagem, bem como algumas distinções e determinados conceitos.

Distinção Operante-Respondente: as respostas não são eliciadas, mas emitidas, o organismo “aprende”, pela sua história que o responder diante de um certo conjunto de condições tem certa probabilidade de ser seguido por uma consequência especifica.

Reforçamento e Punição: os efeitos produzidos por essas consequências são o aumento, manutenção e frequência de respostas ou sua diminuição. Reforçamento Positivo quando ocorre fortalecimento da resposta como resultado da apresentação de um estímulo (reforçamento positivo) e reforçamento negativo quando, como consequência da emissão de determinada resposta, tem-se a retirada de um estímulo (aversivo). Uma terceira situação é a punição “positiva”, onde a resposta é seguida de um estímulo (aversivo) e sua frequência se reduz. A quarta situação é a da punição “negativa”, em que a emissão da resposta tem como consequência a perda de um reforçador positivo.

Controle de Estímulos: é o conceito essencial na análise do comportamento, onde duas dimensões de sequência ininterrupta são consideradas: generalização e discriminação de estímulos. Observa-se a primeira situação quando o indivíduo responde de forma igual ou semelhante frente a estímulos diferentes. Na discriminação, o indivíduo responde de forma diferente a estímulos diferentes.

Esquemas de Reforçamentos: são reforçamento contínuo e reforçamento intermitente. No primeiro, toda resposta é seguida de reforço: há uma relação de 1:1, portanto. Já os esquemas de reforçamento intermitentes, em que apenas algumas respostas são reforçadas, podem ser de razão ou de intervalo. Ainda entre os esquemas intermitentes, temos os de intervalo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com