TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo

O behaviorismo tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913

1.►“Behavoir” = comportamento ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental ou Análise Experimental do Comportamento ou ainda, Análise do Comportamento (Watson).

2.►A princípio defendia como uma perspectiva funcionalista para a Psicologia em que ocomportamento era estudado como certas variáveis do meio. Hoje se entende comocomportamento, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer’ acontece: interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações daquele (suas respostas), e o ambiente (as estimulações).

3.►”Respostas e estímulos”: razões metodológicas e históricas; a primeira: analistasexperimentais de comportamento adotaram modo preferencial analítico e experimental daquele estudo. A segunda: termos escolhidos devido ao seu uso generalizado; o homem é estudado como produto e produtor dessas interações.

4.►Behaviorismo radical(Skinner):designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento ( comportamento operante).

5.Behaviorismo metodológico(Watson): designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são passíveis de serem analisados

6.►Comportamento respondente ou reflexo: chamados de ‘não voluntário’, respostas são eliciadas (produzidas), por estímulos antecedentes do ambiente. São ações reflexas ou respondentes de comportamento involuntário (ambiente-sujeito), independente da ‘aprendizagem’. Incluem-se aí as respostas biológicas do organismo ao ambiente.

7. ►Comportamento operante: amplo leque de atividades humanas em que as relações ambiente-sujeito são voluntárias, dependentes da ‘aprendizagem’ e seus estudos e experimentos definem-se como Leis Comportamentais

8.►O homem age ou opera sobre o mundo em função das consequências criadas por sua ação.

9.►Reforço é chamado por toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera aprobabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

Reforço Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz; o RP cabe a estímulos desejáveis (saciar a sede).

Reforço Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade de futura resposta que o remove ou atenua; o RN cabe a estímulos indesejáveis (livrar-se do choque).

10.►Esquiva(RN): estímulos aversivos condicionados separados por intervalo de tempo apreciável; o indivíduo se prevê e diminui efeitos indesejáveis, ex.: som do dentista. Fuga (RN):termina com o estímulo já em andamento, ex.: barulhos repentinos que incomodam; tendência de se fugir deles.

11.►Extinção:a resposta deixa subitamente de ser reforçada, ex.: ‘paquera’ nãocorrespondida.

12.►Punição:quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de umreforçador positivo presente, ex.: castigos físicos na escola ou comportamento. no trânsito (leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação).

13.►Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com