TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Ensaio: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  Ensaio  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Behaviorismo

Questões:

1) Quem é o fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

Foi fundado pelo americano Jhon B. Watson; para denominar essa tendência teórica, usando o termo behaviorismo além de comportamentalista, uma teoria comportamental, analise experimental e analise do comportamento.

2) Para o behaviorismo qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?

O objeto em si na psicologia é observável, mensurável, cujos os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

O behaviorismo esta entre os primeiros da ciência do comportamento e se aproxima de propostas explicativas dos termos psicológicos observando os critérios de objetividade.

3) Como o homem é estudado pelo behaviorismo?

Os movimentos ou ações que uma pessoa ou ate mesmo um animal executa. Se é designada como "Comportamental". Significa ocupar-se apenas com aspectos e observação do comportamento e não por exemplo por qualquer cognitivo do desempenho.

4) Qual é o mais importante teórico do behaviorismo?

È Jhon B. Watson Skinner (1904-1990).

5) O que é comportamento reflexo ou respondente? De exemplos:

É o que chamamos de não voluntario e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente o comportamento reflexo ou respondente é vinculado ao fisiológico, como por exemplo: Arrepio da pele ao sentir frio, contração da pupila sobre luz forte, etc.

6) Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos:

Através do nosso organismo a responder a estímulos que antes não eram respondidos. Ex: uma pessoa mergulha a mão varias vezes em uma vasilha com agua gelada tendo intervalos de três a quatro minutos e antes de emergi soam uma campanha; pelo vigésimo som da campanha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de emergir a agua na mão gelada.

7) O que é comportamento operante. Dê exemplos:

O operante é aquele que inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que em algum momento tem efeito sobre e/ou fazem algo. Ex: Chamar um taxi com a mão é comportamento operante.

8) O que se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos:

Através da satisfação de alguma necessidade, através da relação que existe entre uma ação e seu efeito. Ex: aprender a tocar instrumentos para ouvir um som harmonioso da sua musica, abrir uma janela para entrar luz.

9) O que é reforço? O que é reforço positivo e negativo? Dê um exemplo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com