TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Tese: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

Modelagem-----

-Comportamento operante- um continuo processo de modelagem.

Acontece a variabili// comportamental- as respostas omitidas pelos organismo nem sempre são iguais e nem sempre acontecem na msm intensi// Ex: carpinteiro martelar o dedo, costureira furar o dedo.

-Reforçamento diferencial- escolher o comport do sujeito q pode estar relacionada com a resposta desejada e reforça-lo.

-Aproximaçao sucessiva- deixa-se de reforçar essa resposta e espera uma resposta mais próxima do desejo final.

-Comport operante- uma resposta q esta sendo emitida, ela modifica esse ambiente mais ou menos e retorna pro próprio organismo- reforço: são as consequência q fazem um comport se tornarem + frequente. Punição: consequências q fazem um comport se tornarem – frequentes. -Punição positiva ou negativa: punidores primários: frio, calor extremo; choque; golpes; cortes; picadas. Secundários: adquirem proprie// através da historia de vida do desenvolv do individuo. (medo das vespas q tem alergia)

Reforçamento(fortalecer o comport positivo ou negativo)

-Positivo-são aqueles que fortalecem as respostas quando apresentadas (eu acrescento algo).

-Negativos- aqueles que fortalecem as respostas quando retiradas (eu retiro algo).

-Reforçadores primários: importância biológica (alimento, agua, temperatura normal do corpo).

-Reforçadores condicionados (secundários): adquirem prioridade através da historia de vida do desenvolvimento do individuo (ex: caixa de presente p/ criança, a caixa de embrulho é um estimulo de q algo bom vai encontrar se abrir, reforça a cça a olhar p/ a msm e elicia respostas emocionais agradáveis; a caixa de presente é: estimulo condicionado q reforça a olhar a caixa; elicia respostas emocionais agradáveis e estabelece a ocasião p/ abrir a caixa).

-Estimulo neutro (não tem poder de controle sobre o comportamento): um estimulo neutro q tenha sido repetido varias vezes associado com um reforçador primário adquire a função de reforçador condicionado (uma coisa q não tem significado, quando ele vai ficando presente acontece um estimulo reforçador condicionado; ex: do dinheiro p/ o índio).

-Reforçadores generalizados: são reforçadores compartilhados por muitas pessoas, mtas pessoas valorizam (ex: atenção, aprovação, afeição e recompensas).

-Extinção operante: quando o reforço não é dado, ai a resposta fica menos frequente (frustração).

-Variaveis independentes, para dizê-lo simplesmente, a “causa, antecedente, origem de um fenómeno, um processo, que constitui o objeto de estudo”. Para mim, é a “primeira”. Pode ser manipulada em estudos experimentais ou comparativos com grupos de controle.

-Variaveis dependentes, é o efeito, consequência o resultado observado da influência da Vi. Seria a “segunda”.

-reforço positivo: lucas ganha um jogo novo toda vez que ele tirar nota azul.

-reforço negativo: uma casa cheia de aranha e p/ q essas aranhas saiam é preciso limpar a casa, o medo das aranhas não vai passar mas toda vez q limpar a casa as aranhas serão retiradas.

-puniçao positiva: tapa na mao da cça quando ela fizer bagunça. Quando vc insere no ambiente um estimulo aversivo (bebida, ressaca)

-Punição negativa: retirar o estimulo aversivo (tomar remédio p passar a dor de cabeça)(tirar tv das cças).

-lei do efeito: consiste nas respostas numa determinada situação q são seguidas por um estado recompensador de eventos.

-Contingência: pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais, como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos (se, então)( Se você fez a tarefa de casa (comportamento), então pode sair para o recreio (mudar de ambiente).

-Contiguidade: implica simplesmente a justaposição de eventos - no espaço ou no tempo, independente da causação (Sempre que aperto o botão com a mão direita, o elevador chega logo).

-O behaviorista Metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. Publicamente Observável, dados devem confirmar a Hipótese

-O behaviorista Radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos. Eventos privadamente Observáveis, Não desconsidera a CS e a Subjetividade, desafio às Idéias mentalistas, mente = Comportamento. Quatro características do behaviorismo radical: 1. O comportamento como objeto de estudo. 2. Ser anti-mentalista. 3. Ser um evolucionista. 4. Ser um determinista materialista.

-O que diferencia o behaviorismo metodológico de Skinner? Por não descartar os eventos mentais como inobserváveis ou subjetivos.

-Classe de resposta: Uma resposta nunca é igual a outra. Respostas semelhantes pertencem a mesma classe. Varias respostas tem a mesma consequência.

-Operante: uma ação que causa uma consequência, uma resposta q esta sendo emitida modifica esse ambiente + ou- e retorna p o próprio organismo. (Clico o botão da esquerda do mouse e o slide aparece).

-Operante discriminado: vc faz algo e sabe que vai te reforçar (o rato aperta a barra e sai a agua).

-Discriminação condicional: tem um estimulo antecedente que muda a ação, depende daquela ação (A mãe que sabe seu bebê está “doente”, quando ouve o choro no quarto ao lado, ela sai e vai atendê-lo , porque no passado sentiu–se melhor por aliviar o sofrimento de seu filho).

-Respondente: a resposta é biológica, vc não consegue controlar, o estimulo antecedente provoca ou elicia a resposta (Outro dia um cisco entrou no meu olho e imediatamente começou a lacrimejar).

O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo.

Comportamento respondente incondicionado e condicionado

Há pouco tempo que o comportamento respondente deixou de se restringir à esfera dos atos reflexos e incondicionados.

Uma resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com