TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Artigo: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Artigo  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

O Behaviorismo, a área da psicologia que tem o comportamento como objeto de estudo, surgiu no sec. XX com John Watson (1878-1958), ao publicar em 1913 o artigo “Psicologia: como os behavioristas a vêem” defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Traz do funcionalismo a aplicação prática da psicologia; o seu foco está na aprendizagem, muitos divulgam que através desta perspectiva não se pode estudar cientificamente os pensamentos, desejos e sentimentos, entretanto, o próprio Watson tem extensos trabalhos sobre pensamento e emoções humanas. Foi oposto ao Funcionalismo e Estruturalismo e baseou-se na teoria evolutiva de Darwin,na objetiva e mecanicista da aprendizagem de Edward Lee Thorndike (1874-1949) e pelas técnicas de condicionamento ( reflexos condicionados) de Ivan Patrovich Pavlov (1849-1936).

Vigora o modelo behaviorista S-R – resposta a um estimulo, Watson é o pai do Behaviorismo Metodológico ou Classico, que é possível controlar a conduta humana, com base na teoria do Russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento, a mais conhecida experiência com o cachorro, que salivava ao ver a comida, ou ao sinal, som ou gesto ao ver a comida, com isso a qualquer modificação orgânica resultante de um estimulo do meio ambiente pode provocar manifestações do comportamento e mudanças no sistema glandular e motor.

Eduard C. Tolman propõe o Neobehaviorismo Mediacional ao publicar, em 1932, sua obra “Purposive behavior in animal and men” Na sua teoria, o organismo trabalha como mediador entre o estímulo e a resposta, ou seja, ele atravessa etapas que Tolman denomina de variáveis intervenientes - elos conectivos entre estímulos e respostas -, estas sim consideradas ações internas, conhecidas como gestalt-sinais.Esse pensamento conduz a tese do sistema de aprendizagem, apoiada sobre o cognitivo – interação –estimulo-estimulo, gerados nos mecanismos cerebrais, sendo que cada estimulo o individuo produz comportamento diferente e previsível. Tolman vai ao contrario de Watson, em suas pesquisas trabalha cm processos mentais, reestruturando a linha mentalista. Para ele o comportamento é intencional, ter um objetivo a ser alcançado, com traço te persistência na sua meta, com sua teoria considerado o precursor da Psicologia Cognitiva.

Após Watson, na década de 40, o outro importante pesquisados na mesma linha foi Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), . Em 1945, Skinner publicou o livro “The Operational Analysis of Psychological Terms”, como uma tentativa de responder às correntes internalistas do comportamentalismo e também influenciado pelo behaviorismo filosófico. O Behaviorismo Radical, como foi nomeado por Skinner, teve grande aceitação nos Estados Unidos e no Brasil. Este pesquisador propôs que essa filosofia da Ciência do Comportamento se desse através da análise experimental do comportamento, entender o comportamento em função da inter-relação entre a filogenética, o ambiente e a historia do individuo.

“O que nós fazemos é selecionado pelas conseqüências de uma ação”

Segundo Skinner, o ser humano apresenta vários tipos de comportamentos que classificou: comportamentos reflexos, voluntário e comportamento operantes. O comportamento operante tem o estimulo emitido pelo ambiente e desencadeia um comportamento observável. O comportamento reflexo o individua age involuntariamente. Já o comportamento voluntario é consciente do individuo em relação algum faro do ambiente.

Skinner afirmou que todo comportamento humano poderia ser moldado ao se controlar os estímulos do meio ambiente. De acordo com sua teoria, seria possível criar ou excluir comportamentos ao inserir ou eliminar estímulos no meio ambiente. Os estímulos do meio foram identificados e denominados pelo psicólogo behaviorista como: reforço positivo, reforço negativo e punição.

O reforço positivo tem a probabilidade do comportamento pretendido que segue o seu registro e a presença (positivo) de uma recompensa.

O reforço negativo enfraquece o comportamento em proveito do outro que faça cessar o desprazer de uma situação. O seu registro é a ausência (retirada) de um estimulo que cause desprazer a resposta pretendida.

Os dois incidem após a emergência de um comportamento pretendido pelo experimentado.

A punição visa extinguir os comportamentos que são indesejáveis, esse estimulo foi utilizado no método tradicional, com alunos indisciplinados.

"O pai reclama do filho até que cumpra uma tarefa: ao cumpri-la, o filho escapa às reclamações (reforçando o comportamento do pai). ...Um professor ameaça seus alunos de castigos corporais ou de reprovação, até quem resolvam prestar atenção à aula; se obedecerem estarão afastando a ameaça de castigo (e reforçam seu emprego pelo professor). De um ou outra forma, o controle adverso intencional é o padrão de quase todo o ajustamento social - na ética, na religião, no governo, na economia, na educação, na psicoterapia e na vida familiar(Skinner, 1971, pp. 26-27)

Psicologia de Gestalt

Em 1910,na Alemanha tres pesquisadores são os primordios da psicologia Gestald:Max Wertheimer, Wolfgang kolher e koffka.

Wertheimer em uma viagem de ferias observou uma luz continua no espaço de duas lampadas. E ficou surpreso com o movimento e decidiu fazer experiências. Concluiu que o movimento nas luzes se dava na mente da pessoa, uma visão otica. O objetivo do estudo e a percepção e a observação do comportamento do todo.

DEspertrou a curiosidade entre outros cientistas que chegaram a descoberta do cinema.

Kurt Koffka construiu uma teoria psicologica.

Para Wwrtheimer não acreditava só na psicologia quanto aos conhecimentos conscientes , e sim na psicologia e fisiologicas.

Estudaram então a percepção. Kurt Koffka foi o mais criativo da psicologia gestald, teve interesse por ciência e filosofia. Escreveu um artigo que obteve muita repercurssão onde explica os conceitos básicos de psicologia gestald, que trabalha a area da percepção.Já Kolher escreveu livross que se servia de trabalho para psicologia Gestald.

Durante 7 anos fez estudo de comportamento de Chimpanzes , e a experiência que interessou foi a do chimpanzé onde havia uma distãncia da banana, e após várias tentavias chegou a banana isso acontecia devidoa uma solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com