TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Tese: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

Behaviorismo

O behaviorismo tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista.

Watson (1878-1958), com esse manifesto imprime um novo rumo à historia da Psicologia,influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem , na personalidade e nas psicoterapias.Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa, e possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano.O objeto da Psicologia que até então tinha sido a alma, ou a consciência, a mente, e a partir do behaviorismo passa a ser uma ciência comportamento humano, não pode mais ser considerada como ciência pura da consciência. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade é relegada à segundo plano.

O homem passa a ser visto como produto do ambiente.

Watson dizia que se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria necessário que ela repensasse o seu objeto de estudo.Então propôs que a psicologia deveria estudar o comportamento e que seu objeto de estudo fosse determinado pelos atos observáveis de conduta que pudessem ser descritos em termos de estimulo e resposta.

O behaviorismo tentou reduzir a psicologia a uma ciência natural, deixando de lado a consciência e volta-se exclusivamente ara o comportamento objetivo.O primeiro momento do Behaviorismo vai de 1913 a 1930,esse Behaviorismo fica conhecido como

clássico,polêmico e programático, tem seu alvo principal o movimento contra o Estruturalismo que utilizava o método introspectivo.As idéias de Watson ganham força e são influenciadas pelas contribuições de Ivan Pavlov

. Fisiologista(1906-1927), que demonstrou através da representação simultânea de um estímulo não condicionado (carne),e de um estímulo condicionado (som do diapasão) o estímulo condicionado conseqüentemente produziria a resposta (salivação) que anteriormente só podia ser produzida pelo estímulo não condicionado. Esse processo tornou-se por parte dos psicólogos americanos, um meio de controlar o comportamento e evitar o perigo do subjetivismo.Então pensou que o reflexo da salivação tinha ficado de algum modo ligado ou condicionado a estímulos que anteriormente estiveram associados ao alimento, neste processo há aprendizagem ou condicionamento.Um condicionamento só poderá ocorrer se o estimulo neutro for acompanhado elo alimento um certo numero de vezes, logo, o reforço (ser alimentado) e determinado e necessário para que a aprendizagem ocorra.1.

►Behavoir = comportamento ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental ou Análise Experimental do Comportamento ou ainda, Análise do Comportamento (Watson).

►A princípio defendia como uma perspectiva funcionalista para a Psicologia em que o comportamento era estudado como certas variáveis do meio Hoje se entende com o comportamento, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer’acontece: interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações daquele (suas respostas), e o ambiente (as estimulações).

►” Respostas e estímulos

”: razões metodológicas e históricas; a primeira: analistas experimentais de comportamento adotaram modo preferencial analítico e experimental daquele estudo. A segunda: termos escolhidos devido ao seu uso generalizado; o homem é estudado como produto e produtor dessas interações.

►Behaviorismo radical (Skinner):

designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento ( comportamento operante).

Behaviorismo metodológico(Watson)

: designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são passíveis de serem analisados

►Comportamento respondente ou reflexo chamados de ‘não voluntário’, respostas são eliciadas (produzidas), por estímulos antecedentes do ambiente. São ações reflexas ou respondentes de comportamento involuntário (ambiente-sujeito), independente da ‘aprendizagem’.Incluem-se aí as respostas biológicas do organismo ao ambiente.

Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com