TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Seminário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

O Behaviorismo

Estudo do comportamento

O behaviorismo foi criado pelo americano John B. Watson em um artigo publicado em 1913. O termo behavior significa “comportamento”, com comportamentalismo, teoria comportamental, analise experimental do comportamento e analise do comportamento.

Watson postulava comportamento como objetivo da psicologia dando ciência e consciência aos psicólogos da época que buscavam um objeto observável, mensurável para experimentos, para que a psicologia alcançasse o status de ciência dando função a certas variáveis do meio. Certos estímulos levam os organismos a dar determinadas respostas se ajustando ao ambiente por meio de equipamentos hereditários e pelos hábitos.

Razão metodológica- modo experimental e analítico para a investigação do comportamento.

Razão histórica- são os termos escolhidos e popularizados.

A analise experimental do comportamento

O mais importante dos behavioristas e Watson e B.F.Skinner(1904-1990).

O behaviorismo de Skinner influenciou muitos psicólogos americanos e de outros países. Esta linha de estudo ficou conhecida como behavismo radical termo cunhado pelo próprio Skinner, em 1945 ele designou uma filosofia de ciência do comportamento que defendeu com analise do comportamento experimental do comportamento.

Base da corrente Skinneriana estava na formulação do comportamento operante

O comportamento respondente

O comportamento reflexo ou respondente e o que usualmente chamamos de “não voluntario” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente.

Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estimulo-respostas (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

No inicio dos anos 30, na universidade de Harvard (estados Unidos), Skinner começou o estudo do comportamento juntamente pelo comportamento respondente, que se torna a unidade básica de analise do individuo com ambiente. O seu desenvolvimento nesse trabalho levou a teoria da relação do individuo com ambiente tornando uma nova ciência: o comportamento operante.

Comportamento Operante

O comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direto ou indiretamente. Assim mostrando esses comportamentos testados com ratos de laboratório, pombos, macacos que são analisados em experimentos com variação de ambientes que interferem no comportamento, assim denominando leis comportamentais. Exemplo de Skinner foi deixar um rato 24h sem agua e uma barra para ser acionada para ele beber por necessidade de matar sua sede.

Reforçamento

Chamamos de reforçamento toda a consequência que segundo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Esse reforço pode ser positivo ou negativo.

Reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.

Reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »