TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Monografias: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo na educação

O behaviorismo é uma teoria que estuda eventos psicológicos a partir de evidências comportamentais e se apresenta como uma psicologia objetiva em oposição ao subjetivismo (MENEZES, s/d).

O termo "behaviorismo" tem sido utilizado de diversas maneiras e de tal modo que se pode afirmar que há muitas variedades de significado para ele. Desde o manifesto de Watson, muitas características foram atribuídas ao termo. Muitas delas perderam-se no tempo ante críticas irrespondíveis, outras permanecem. Para Harzem e Miles apud Todorov (s/d), a palavra behaviorismo tem uma "família de significados" e por isso, além de desnecessário, é um equívoco esperar-se encontrar o seu "verdadeiro" significado. Portanto, a menos que se faça a distinção entre as diversas variedades de significado, não é útil proclamar-se "a favor" ou "contra" o behaviorismo.

Para Graham apud Menezes s/d, o behaviorismo é uma doutrina que entende a psicologia como ciência do comportamento e não da mente. Nessa perspectiva, o comportamento é explicado sem referência a eventos mentais, pois estes podem ser traduzidos em conceitos comportamentais. Os comportamentos são explicados em termos de estímulos e respostas. O estímulo é definido por ele como “qualquer objeto no ambiente geral ou qualquer mudanças no organismo devido a condições fisiológicas”, como a fome, por exemplo. A resposta é “qualquer coisa que o indivíduo faz”.

A aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e automática através de estímulos e respostas, segundo a perspectiva behaviorista. Outro conceito importante do behaviorismo é o conceito de transferência, ou seja, ao se aprender algo novo, estamos sujeitos a processos psicológicos de transferências positivas e negativas de aprendizagens anteriores (MENEZES, s/d).

Segundo Skinner apud Menezes (s/d) a aprendizagem é fruto de condicionamento operante, ou seja, um comportamento é premiado, reforçado, até que ele seja condicionado de tal forma que ao se retirar o reforço o comportamento continue a acontecer. Como lembra Block apud Menezes (s/d), “o condicionamento exclui qualquer consideração sobre pensamentos, sentimentos, intenções, em geral, nos processos mentais ligeiros, e se preocupa, exclusivamente, com causas comportamentos externas à mente e passíveis de observação”.

O comportamento respondente é um comportamento não voluntário que inclui as respostas produzidas por modificações especiais do ambiente. Os comportamentos involuntários também podem ser provocados por outros estímulos neutros que não tenham nada a ver com o comportamento, devido a uma associação. Este estimulo neutro ira provocar uma espécie de respostas.

O reforço pode ser positivo ou negativo. O reforço positivo atua fortalecendo o comportamento que o precede, oferecendo algo ao organismo. Já o reforço negativo fortalece a resposta o remove algo indesejável. Já a extinção é a eliminação de comportamentos indesejáveis ou inadequados. Uma outra forma de extinção é a punição. Para eliminar um comportamento inadequado é preciso saber dosar os estímulos.

A generalização é capacidade de responder de maneira semelhante a situações semelhantes. Ao percebermos semelhança dos estimulo generalizamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com