TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Trabalho Universitário: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  225 Visualizações

psicologia

Enviado por isllen 14/04/2014 271 Palavras

Respostas do Capítulo 3 – O Behaviorismo.

1.Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

O fundador do Behaviorismo é oamericano John B. Watson. Usamos também os termos Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.

2.Para osbehavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?

Watson postulou o comportamento como objeto da Psicologia. E deus as características de um objeto observável,mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas

características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência,rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica.

3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

O homem é estudado pelo Behaviorismo a partir de sua interação com oambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.

4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

B. F. Skinner (1904-1990).

5. O que é comportamentoreflexo ou respondente? Dê exemplos.

O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas(“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limãocolocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc. Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interaçõesestímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

LER DOCUMENTO COMPLETO

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com