TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Monografias: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  225 Visualizações

membrando o termo Behaviorismo Radical temos: do inglês, behavior (comportamento) que é o objeto de estudo desta vertente, entendido como a relação entre o indivíduo e seu ambiente físico, químico ou social. E radical, que indica as técnicas utilizadas para compreensão do objeto estudado. Estas são objetivas, concretas, experimentais e não utilizam de estados mentais como causa iniciadora do comportamento, mas os vê como estágio inicial do próprio comportamento.

O Behaviorismo Radical também é conhecido como contemporâneo, e baseia-se no pragmatismo. Outra característica é a de não fazer distinção entre os mundos subjetivo e objetivo, tendo um enfoque nos conceitos e termos ao invés de métodos, termos estes que definem o comportamento além de nos ajudar a compreendê-los. (BAUM, W. M. 2006)

De acordo com SCHULTZ e SCHULTZ (2001) o que Skinner propunha era uma espécie de melhoramento ou oposição do que Watson construiu com o seu Behaviorismo Metodológico. Para tanto, Skinner utilizou o método indutivo, diminuindo a teorização e dando mais atenção a uma forma positivista, ou seja, a partir de dados experimentais passava a elaborar generalizações conforme os resultados de seu empirismo.

Este método era utilizado por Skinner, porque ansiava por uma teoria geral do comportamento humano que tenha dados comprobatórios fidedignos. E defende também que as divergências de explicações do comportamento deveriam ser resolvidas na base de evidências irrefutáveis e não com base em especulações. (SCHULTZ e SCHULTZ, 2001)

A familiaridade com o comportamento não define, segundo SKINNER (1998), a simplicidade de seu entendimento. Pois a filosofia da ciência d

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com