TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Trabalho Escolar: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

Behaviorismo e sua Introdução nas camadas humanas

Behaviorismo é a área da ciência que visa analisar o ser humano através de um olhar mais objetivo, por meio daquilo que pode ser interpretado, observado e classificado como físico, ou seja, suas ações e reações aos estímulos externos. O método que revolucionou a psicologia foi introduzido por Watson em 1913. Até então, o estudo da psicologia era visto como uma extensão da filosofia que tinha a alma e as emoções humanas como foco de estudo. No entanto, Watson, visando atribuir um caráter mais científico e concreto a matéria, aproximando-a da biologia, decide romper com aquilo que era entendido no meio psicológico como campo mental, um espaço onde as emoções do paciente são abrangidas, e passa então a limitar seus estudos unicamente aquilo que pode ser observado, visto por fora, se distanciando das questões internas e pessoais de cada individuo e descartando os relatos provenientes da introspecção da sua pesquisa.

Esse método mais frio de estudo visava construir um modelo comportamental baseado nas reações apresentadas por determinado grupo ou individuo assistido durante o estudo, criando assim um padrão que visava prever e classificar as reações humanas como algo calculado, que podia ser deduzido e, portanto antecipado; novamente sem levar a subjetividade da esfera emocional em conta, ou seja, excluindo os fatores individuais presentes no comportamento e interpretando-o de uma maneira generalizada.

Posteriormente essa postura seria questionada por Skinner, na época um estudante que baseado nas idéias de Watson sobre o comportamento humano, desenvolveria a sua própria visão de Behaviorismo, o dito Behaviorismo Radical, um método mais flexível que abordava o ser humano de uma forma mais abrangente e profunda em relação a visão e os modelos de Watson. Diferente de Watson, o campo mental não era descartável na visão de Skinner, porém, ele também não o via como um universo distinto e separado do mundo físico (conceito disseminado dentro da psicologia na época), mas sim como algo ligado a matéria e integrado ao todo, ou seja, algo que influenciava diretamente o comportamento juntamente aos outros fatores já considerados durante a analise.

Skinner disseminava suas idéias sobre o Behaviorismo Radical através de artigos em jornais e livros, propondo um questionamento geral na psicologia ao mesmo tempo em que apresentava novas propostas para o estudo. Sua influência foi tamanha a ponto de mudar os moldes de psicologia vigentes na época de uma maneira definitiva e estabelecendo traços que podem ser reconhecidos até hoje nos moldes atuais e que certamente influenciaram mudanças futuras no ensino.

Um traço de destaque no seu legado de ensino e que serve para ilustrar e definir os princípios básicos do Behaviorismo Radical é o conceito de comportamentismo introduzido por Skinner. A idéia tem como base o pensamento de que a ação de um ser é o resultado direto de suas conseqüências, sejam elas positivas ou negativas, assim, a resposta dada ao estímulo apresentado por alguém teria influencia direta e decisiva na continuidade desse comportamento.

Skinner usava animais no início de seu estudo para desenvolvimento dessa tese, observando em laboratório o comportamento de ratos e pombos ao sistema de recompensa e estímulo (base do conceito comportamentalista).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com