TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Monografias: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

Cap 3

Behaviorismo, um pouco da história em questionário

1. QUEM É O FUNDADOR DO BEHAVIORISMO E QUAIS AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES DESSA TENDÊNCIA TEÓRICA?

Seu fundador foi o americano John B. Watson

O termo inglês behavior significa "comportamento"; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo - e, também, comportamentalismo, Teoria Comportamentalista, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.

Jolm B. Watson que foi o fundador e suas diferem; as eram comportamentalismo, Teoria comportamental, Analise experimental do comportamento e Analise do comportamento.

2. PARA OS BEHAVIORISTAS, QUAL É O OBJETO DA PSICOLOGIA E COMO É CARACTERIZADO?

Seu objetivo era dar a essa ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável, mensurável, cujos os experimentos podiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Era caracterizado como status da ciência.

3. COMO O HOMEM É ESTUDADO PELO BEHAVIORISMO?

O homem e o ambiente entre suas ações (suas respostas) e o ambiente (as estimulações)

4. QUAL O MAIS IMPORTANTE TEÓRICO DO BEHAVIORISMO?

O Behaviorismo, que tem como seu principal teórico Skinner (1904-1990)

5. O QUE É COMPORTAMENTO REFLEXO OURESPONDENTE? DÊ EXEMPLOS.

Não–voluntario e inclui as respostas que são eliciadas (produzindo) por estímulos antecedentes do ambiente.

Exemplos. Contração dos pupilos quando uma luz forte incide dobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, a arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas lagrimas de cebola.

6. COMO O COMPORTAMENTO RESPONDENTE PODE SER CONDICIONADO? DÊ EXEMPLOS.

São elicia respostas semelhantes as destes como historias de pareamento, o qual levem o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.

Exemplos. Em uma sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada a temperatura da mão cairá rapidamente devido ao envelhecimento as constituições dos vasos sanguíneos, caracterizando o comportamento como respondente.

7. O QUE É O COMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLOS.

O comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre os que fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, que direta, que indiretamente.

Exemplo. Escrever uma carta, ler um livro e chamar um taxi com um gesto das mãos.

8. COMO SE CONDICIONA OCOMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLOS.

É ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de alguma necessidade, ou seja, aprendizagem esta na rela; ao entre uma ação e sem efeito.

Exemplo. Um rato posicionando uma barra para obter água por acaso, por ter obtido água ao encostar na água quando sentia sede constatou-se a alta probabilidade de que estando em situa; ao semelhante o ratinho a posicionasse novamente.

9. O QUE É REFORÇO? O QUE É REFORÇO NEGATIVO E POSITIVO? DÊ UM EXEMPLO.

O reforço é toda consequência que, segundo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Eles podem ser positivos (que atuam no aumento dessa probabilidade) ou negativos (que atenuam ou removem a probabilidade). Dar alimento a um cachorro que busca a bolinha lançada e a traz de volta é um exemplo de reforço positivo. Um doente que toma analgésicos para evitar sentir dor é um exemplo de reforço negativo.·.

10) Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.

A esquiva e a fuga são dois processos pelos quais se aplica o reforço negativo. A diferença básica entre eles está no momento em que ocorre a ação que evita o estímulo aversivo. Na esquiva, há um primeiro estímulo (condicionado) que possibilita o indivíduo antecipar o segundo evento e executar um comportamento que reduza sua magnitude. O som do ‘motor’ do dentista, por exemplo, nos adverte da dor conseqüente, por isso desviamos o rosto. Na fuga, não há ‘aviso’: o comportamento que cessa um estímulo aversivo tem início depois dasituação desagradável já acontecida. Quando está muito quente e ligamos um ventilador, estamos solucionando o problema depois que ele começou a acontecer.

11) O que é extinção e punição? Dê um exemplo para cada caso.

Extinção é o processo pelo qual uma resposta deixa de ser reforçada de repente, diminuindo a freqüência da ação. Uma pessoa que estuda as seis e meia da manhã deve acordar bastante cedo para chegar à escola no horário. Nas férias, quando não há aulas, não há mais o estímulo, então a pessoa passa a acordar mais tarde. Já a punição é a apresentação de conseqüências ruins em resposta a um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo existente. Repreender uma criança que faz birra ou tirar o direito de ela assistir TV são tipos de punição.

12) O que é generalização e discriminação? Dê exemplos.

A discriminação é a mudança de respostas de acordo com diferentes estímulos, ou seja, ações que, dependendo das situações estimuladoras presentes, acontecem ou não (reforçamento diferencial). Voltando ao exemplo da experiência de Pavlov, o cachorro saliva ao soar da campainha, mas o mesmo não ocorre com o som de uma bateria, porque os sons são distintos. Já a generalização assume a existência de respostas similares a situações estimuladoras semelhantes. O aprendizado escolar é um excelente exemplo: na escola, aprendemos a somar, subtrair, dividir, etc., e transferimos esses conhecimentos para a nossa vida cotidiana quando compramos algo, trocamos dinheiro, damos troco, etc.

Atividades em grupo

1. Quais são os ensinamentos que a interpretação dos sonhos nos

propicia? Utilizem o texto complementar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com