TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behavorismo

Tese: Behavorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 3

1. Situem as características de comportamento de seu grupo de amigos em determinado período do desenvolvimento e busquem estabelecer as relações entre os diferentes aspectos do desenvolvimento(afetivo, intelectual, físico social.)

Período de operações formais (de 11 ou 12 anos em diante).

A partir desta idade os adolescentes começam a se importar mais com sua aparência e com suas relações com o seu meio social. Preocupa-se também em passar uma boa imagem tanto intelectual, social e afetivo. Um garoto na adolescência se importa em como ira se vestir para ir à escola em como agira quando encontrar a garota da qual gosta, se terá dinheiro para ir a uma festa na qual todos os seus amigos irão. As mulheres também têm essas preocupações, mas tendem a desenvolvê-la mais rapidamente que os homens, e por esse motivo elas amadurecem mais rápido e geralmente tem um relacionamento mais constante e produtivo com pessoas mais velhas. Conforme o tempo os passa eles buscam as ferramentas para suprir as suas necessidades, um emprego para ter seu dinheiro e depender menos dos pais, um curso, um local para que possa interagir com pessoas diferentes, criando novos relacionamentos, desenvolvendo sua capacidade afetivo e social de um modo que venha a lhe oferecer uma possibilidade de melhorar sua vida.

2. Quais são os efeitos da miséria e da violência sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente? Levantem hipóteses.

A falta de estrutura em ambiente violento e miserável levará a criança um mau desenvolvimento biológico e psicológico. A falta de elementos necessários a sua maturação tanto física quanto intelectual, em meio à hostilidade de um ambiente violento causará na criança deficiências de aprendizado, baixo desenvolvimento de suas fases naturais, oferecendo apenas fatores de risco.

HIPÓTESES

*Para os teóricos Ambientalistas, entre eles Skinner e Watson (do movimento behaviorista), as crianças nascem como tabulas rasas, que vão aprendendo tudo do ambiente por processos de imitação ou reforço.

*Para os teóricos Construcionistas, tendo como ícone Piaget, o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições da criança com o meio. Temos ainda uma abordagem Sociointeracionista, de Vygotsky, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação.

*Temos a perspectiva Evolucionista, influenciada pela teoria de Fodor, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá no desenvolvimento das características humanas e variações individuais como produto de uma interação de mecanismos genéticos e ecológicos, envolvendo experiências únicas de cada indivíduo desde antes do nascimento.

3. Qual a importância da psicologia do desenvolvimento?

A psicologia do desenvolvimento descreve as funções psicológicas de ser humano, em especial na infância, observando suas reações, intelecto, relações sociais e emocional nas suas diferentes fases e idades, com objetivo de descobrir como e o período do aparecimento de determinados comportamentos que individualizam e são comuns aos componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com