TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo Behavorismo

Trabalho Escolar: Compreendendo Behavorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

Compreenendo o behaviorismo

O Behaviorista é um conjunto de teorias da aprendizagem humana que fundamenta-se na ideia de que a aprendizagem se configura da aquisição de novos comportamentos decorrentes de estímulos do meio externo e respostas do organismo a estes estímulos.

Também denominadas comportamentalista, corrente teórica behaviorista considera o comportamento como principal objeto de estudo da Psicologia, sendo definido como unidades analíticas de estímulos e respostas investigados por métodos científicos utilizados pelas ciências naturais chamado de Análise do Comportamento.

Os principais conceitos fundamentados pela teoria behaviorista são:

1. Estímulo: todo evento capaz de suscitar uma resposta no indivíduo;

2. Resposta: toda reação física e mental do comportamento aos estímulos, às motivações e aos impulsos;

3. Reforço: é tudo acompanha uma resposta e aumenta a tendência de se repetir em situações idênticas ou parecidas;

4. Generalização: é o surgimento de respostas condicionadas perante estímulos semelhantes, mas não iguais;

5. Discriminação: é a capacidade de discernir estímulos semelhantes produzindo a resposta apenas ao estímulo correto.

O princípio fundamental do modelo behaviorista reside nas no processo onde, uma sequência de eventos particulares de estímulos e repostas torna o indivíduo condicionado a reagir. As principais teorias behaviorista são: o modelo clássico, condicionamento operante e aprendizagem social.

A teoria do condicionamento clássico tem sua origem em estudos do médico soviético Ivan Pavlov (1984 - 1936). Esta teoria descreve a origem de modificações do comportamento humano a partir da associação de estímulos que produzem repostas automáticas (condicionados) para obtenção de respostas desejadas, convertendo estímulos inicialmente neutros (incondicionados) em estímulos que produzem respostas. A apresentação de um estímulo neutro junto a um estímulo condicionado por repetidas vezes provoca a associação entre eles promovendo a aprendizagem condicionada.

Pavlov realizou experiências com cães que consistia em promover um estímulo condicionado oferece-lhes carne e provando-lhe a reação fisiológica salivação, em seguida Pavlov promoveu o estímulo incondicionado, som de uma campainha.

Após repetidas associações entre o estímulo incondicionado, som da campainha, e o condicionado, oferecer carne, Pavlov percebeu que cada vez que os cães ouviam o som da campainha começam a salivar, ou seja, o estímulo inicialmente neutro converteu-se em resposta condicionado.

A teoria do condicionamento operante surge da teoria da condicionamento clássico, que a partir de pesquisas pioneiras sobre aprendizagem humana levaram a uma nova perspectiva teórica. Seu principal representante foi Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), influenciado por estudos de John B. Watson sobre o behaviorismo, pelos trabalhos de Pavlov sobre o comportamento condicionado e pelas pesquisas de Torndike sobre o comportamento de animais como resultado de processos não-cognitivos, desenvolveu uma nova corrente behaviorista, a análise científica do comportamento.

A teoria do condicionamento operante baseia-se nos pressupostos de Skinner de que o comportamento humano pode ser modificado através de esforços e que existe uma relação de causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com