TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behavorismo/ Gestalt / Psicanalise

Monografias: Behavorismo/ Gestalt / Psicanalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

BEHAVIORISMO

GESTALT

TEORIA DE CAMPO

PSICANÁLISE

ÉPOCA Surgi no século XX.Inicialmente em 1913 o Behaviorismo Motodológico.Ainda neste século tendo o Behaviorismo Radical. O movimento gestáltico surgiu no período compreendido entre 1930 e 1940, e surge como escola no inicio do século XX Na ciência do final do seculo XIX. Teoria desenvolvida no final do séc. XIX, início do séc. XX.

LOCAL

Estados Unidos e Europa

Alemanha

Molgilo- Alemanha

Viena - Áustria

FIGURAS

*John Broadus Waston(1878-1958) .Cresceu em South Carolina.Enquanto ele mais tarde descreveu-se como um estudante pobre, ele entrou Furman University, com a idade de 16 anos. Após graduar-se cinco anos mais tarde, com um grau de mestre, ele começou a estudar psicologia na Universidade de Chicago.Watson recebeu seu Ph.D. em psicologia em 1903. Dedicou-se a fundar uma nova escola de pensamento para a Psicologia,oficialmente conhecida através da publicação Psychology as the Behaviorist Views ist(1913)

*Ivan Petrovich Pavlov(1849-1936) médico russo descobridor dos comportamentos que são reflexos condicionados, nasceu na Rússia central. Estudou em um seminário ortodoxo, que depois abandonou, mudando para estudos de medicina na Universidade de São Petersburgo

*Burrhus Frederic Skinner(1904-1990) Nasceu em Susquehanna, no estado norte-americano da Pensilvânia, em 1904.Formou-se em língua inglesa na Universidade de Nova York antes de redirecionar a carreira para a psicologia, que cursou em Harvard.Um dos maiores teóricos do Behaviorismo Radical,buscou firma-se com escritor -romancista mas sem sucesso, passa a se dedicar a ciência especificamente na Psicologia pressupondo ter como fonte de expiração para seus romances. Em 1948, aceitou o convite para ser professor em Harvard, onde ficou até o fim da vida. Morreu em militância 1990, em militância ativa a favor do behaviorismo.

- Um dos seus principais representantes foi Max Wertheimer (1880-1943).

Wertheimer demonstrou que quando a representação de determinada frequência não é transposta se tem a impressão de continuidade e chamou o movimento percebido em sequência mais rápida de "fenômeno phi". A tentativa de visualização do movimento marca o início da escola mais conhecida da psicologia da gestalt e seus pioneiros, além de Wertheimer.

Kurt Koffka (1886-1941); foi provavelmente o mais inventivo dos fundadores da Gestalt. Estudou na Universidade de Berlim, a cidade onde nasceu, e desenvolveu pela ciência e pela filosofia um interesse que foi fortalecido pelo ano que passou na Universidade de Edimburgo, na Escócia. retornando a Berlim, estudou psicologia com Carl Stumpf e se doutorou em 1909. No ano seguinte, iniciou sua longa e frutífera associação com Wertheimer e Köhler na Universidade de Frankfurt. Em 1911, aceitou um cargo na Universidade de Giessen, que ficava a uns sessenta quilômetros de Frankfurt, onde ficou até 1924. Durante a Primeira Guerra, trabalhou com pacientes lesionados cerebrais e afásicos numa clínica psiquiátrica

Kurt Lewin (1890-1947); Kurt Lewin nasceu em Mogilno, Alemanha, e estudou em universidade de Friburgo, Munique e Berlim. Em 1914, doutorou- se em psicologia, pela Universidade de Berlim onde também estudou matemática e Física.

Wolfgang Köhler (1887-1967). (Reval, Estônia, 21 de janeiro de 1887 - Estados Unidos, 1967), foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt, considerado o porta voz do movimento devido aos seus livros escritos com cuidado e precisão.1Nasceu na Estônia em 1887 e com cinco anos se mudou para o norte da Alemanha. Estudou em universidade em Tübinger, Bonn e Berlim, e doutorou-se orientado por Stumpf, na Universidade de Berlin, em 1909.Passou ainda sete anos estudando comportamento animal. Em 1910, estabeleceu uma colônia de chimpanzés nas Ilhas Canárias, registrando o trabalho em um volúmero considerado clássico, nomeado The mentality of the apes (1917).

Kurt Lewin nasceu em Mogilno, Alemanha, e estudou em universidade de Friburgo, Munique e Berlim. Em 1914, doutourou- se em psicologia, pela Universidade de Berlim onde também estudou matemática e Física. (1856-1939). Nasceu em Freiberg, Morávia, pertencente ao império austríaco. Em 06/05/1856. Filho de pequeno comerciante, primogênito de sete irmão de uma família judaica. Aos 4 anos sua família mudou-se para Viena, onde os judeus tinham maior aceitação social e melhores perspectivas econômicas. Psiquiatra e neurologista austríaco. Sempre foi um aluno brilhante, entrou na universidade aos 17 anos, formou-se em medicina, formou-se em 1881. Abriu um consultório particular. Casou-se em 1886. Teve 06 filhos. Em 1893 desenvolveu o estudo sobre histeria e afirmou a influência do inconsciente sobre as ações humanas e as ligações dos impulsos sexuais com as neuroses. Em 1896 utilizou pela primeira vez o termo psicanálise. Em 1903 fundou a Sociedade Psicanalítica de Viena. Em 1909 foi convidado a dar conferências nos EUA. Em 1938, os nazistas tomaram Viena e Freud foi para Londres onde morreu em 23/09/1939.

PRESSUSPOSTOS

- No Comportamentalismo o homem é somente observado fazendo com que a visão de homem como gerador do universo e agente no mundo mudasse,pois passou á posição de um ser que se comporta como outro qualquer.

- O homem já não observa,ele apenas se comporta.

-Reforçando a idéia do homem como máquina:basta um estimulo para ocorrer uma cadeia de resposta.

-Waston enfatiza a influência do ambiente sobre o comportamento dos organismos.

-Quanto Skinner pra ele cada individuo é único em seu mundo, porque as experiências que cada um adquire são particulares e individuais, e isso faz com que ele vá mudando ao longo do tempo.

- O organismo ao se deparar com uma realidade diferente pode rever seus conceitos e assim mudar, lhes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com