TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE E Quadro Síntese TEORIAS - CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

Por:   •  18/3/2013  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  4.419 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

Curso: Pedagogia Série: 2º Disciplina: Psicologia de educação

CONCEITUAÇÃO

1 Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental caracteriza-se pelo aparecimento de estruturas mentais. Estas vão se aperfeiçoando até que caracterizem um estado equilibrado quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

2 Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”

Hereditariedade - a genética estabelece o potencial individual, que pode ou não ser atingido.

Crescimento orgânico - refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo um domínio do mundo que antes não tinha.

Maturação neurofisiológica - é o que torna possível o desenvolvimento comportamental, por exemplo, a alfabetização depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo de forma eficiente, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem.

Meio – é o conjunto de influências ambientais que altera os padrões de comportamento individual.

3 Apresente os principais aspectos do “Desenvolvimento Humano”

Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.

Aspecto intelectual - é a capacidade de pensamento, raciocínio. Por exemplo, a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel .

Aspecto afetivo-emocional - é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. E o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de rever um amigo querido.

Aspecto social - é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Por exemplo, em um grupo de crianças, no parque, é possível observar algumas que espontaneamente buscam outras para brincar, e algumas que permanecem sozinhas.

4 Justifique a importância do conhecimento do “Desenvolvimento Humano” para a educação.

A importância deste estudo advém do fato que estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as ca¬racterísticas comuns de cada faixa etária, isto nos permite reconhe¬cer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observa¬ção e interpretação dos comportamentos.

Este conhecimento do comportamento humano tem importância para a Educação, visando planejar o que e como ensinar.

Um bom exemplo disto é que a linguagem que usamos com uma criança de 4 anos não é a mesma que usamos com um jovem de 14 anos.

Quadro Síntese

TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

A – Nome da teoria

COMPORTAMENTALISMO CONSTRUTIVISMO / EPISTEMOLOGIA GENÉTICA INTERACIONISMO

B – Autor principal

John B. Watson. Jean Piaget. Lev Semenovich Vi¬gotski.

C- Foco principal do estudo

O estudo do comportamento humano, dedicando-se às interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respos¬tas) e o ambiente (as estimulações).

. O Desenvolvimento mental do sujeito focado na interação com objetos físicos, possibilitando a construção de sua relação com o meio, assim desenvolvendo sua inteligência. Enfoque internacionalista do desenvolvimento humano, onde a aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis e que ocorrem de dentro para fora. Focado nas relações sociais como característica principal do processo ensino-aprendizagem

D – Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano Concepção comportamentalista - estuda os mecanismos de condicionamento, onde certos estímulos levam a determinadas respostas. Concepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com